Sobre o Portal


O Portal de Periódicos da UFPB objetiva dar visibilidade à produção científica por meio de revistas eletrônicas científicas elaboradas ou gerenciadas por pesquisadores vinculados à UFPB, possibilitando o acesso e uso de informações científicas e tecnológicas, oferecendo suporte aos editores de periódicos da Instituição, em atenção às determinações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no que tange a gestão de periódicos científicos.

O Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB foi inaugurado em 18/05/2006, sendo um dos primeiros do gênero em Universidades Federais brasileiras. Foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPB e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB (PPGCI/UFPB).

O Portal está vinculado à Editora da UFPB e é coordenado pelo Prof. Dr. Henry Poncio Cruz de Oliveira (DCI/CCSA/UFPB). Utiliza o Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowleadge Project (PKP), que adota as inciativas de acesso aberto ao conhecimento.


Sobre a criação de Periódicos

Para criar uma revista no Portal de Periódicos da UFPB é necessário destinar à Coordenação do Portal dois documentos:

a) Documento que vincula a Revista a um Departamento ou programa de Pós-Graduação ou Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq.

b) Um projeto descritivo contendo:

  • Nome da Revista
  • Logo da Revista
  • Equipe Editorial:
  • - Editores (Quem responde pela revista)
    - Comissão Editorial (Grupo pequeno de pesquisadores que apoiam os editores)
    - Conselho Consultivo (Grupo de pesquisadores/avaliadores da Revista)
    - Suporte (Quem resolverá os problemas técnicos da revista)

  • Foco e Escopo
  • Periodicidade
  • Diretrizes para autores (de acordo com as normas da ABNT)
Sobre esse sistema de Publicação