A EXPERIÊNCIA DE MULHERES EM UMA REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO CEARÁ, EM NARRATIVAS BIOGRÁFICAS

Autores

  • Janainna Edwiges de Oliveira Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Alicia Ferreira Gonçalves

Resumo

O presente artigo tem como foco refletir sobre a experiência de mulheres integrantes de uma rede de economia solidária do Estado do Ceará, a Rede Bodega, que agrega empreendimentos produtivos solidários de quatro municípios, a partir da construção de estórias de vida. Utilizando essa metodologia como base epistemológica deste artigo, pretendemos compreender os significados atribuídos por duas participantes da Rede ao trabalho que realizam nos grupos que participam e a condição da mulher na economia solidária. Suas trajetórias nos mostram que, mesmo a economia solidária tendo uma expressiva participação das mulheres, ainda não atende às suas singularidades. Por mais que tenham como alguns de seus pressupostos a horizontalidade e a igualdade entre os indivíduos, as mulheres também são negligenciadas nesse tipo de economia, sendo necessário que haja um maior debate acerca da condição da mulher na economia solidária, possibilitando que esta seja de fato uma economia igualitária, horizontal e solidária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janainna Edwiges de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciência Sociais pela Universidade Fedral do Ceará. Mestra em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ARRUDA, Marcos. O “feminino criador”: socioeconomia solidária e educação. Texto apresentado na ANPED, setembro de 1998.

COSTA, Jussara C. Mulheres e economia solidária: hora de discutir a relação. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 19-27, jan./jun. 2011.

GONÇALVES, Alícia Ferreira. Experiências em economia solidária no Estado do Ceará. Campinas, SP: Unicamp/CMU - publicações; Arte Escrita, 2009a.

_______. Economia da dádiva e os fundos rotativos solidários. Reciprocidade e mercado em comunidades rurais no Estado da Paraíba. Projeto de Pesquisa, CNPq, 2009b.

GT BRASILEIRO de Economia Solidária/FSM. Alternativa concreta de radicalização da democracia, desenvolvimento humano, solidário e sustentável. Porto Alegre, 2002.

GUÉRIN, Isabelle. As mulheres e a economia solidária. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2005.

GUSSI, A., SANTOS FILHO, C.; ALMEIDA, G. F. B. A experiência de fomento público a fundos rotativos solidários no Nordeste: o caso da Rede Bodega. IPEA. Mercado de trabalho, n. 50, 2012.

HEILBORN, M. L. Conversa de portão: juventude e sociabilidade em um subúrbio carioca. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, 1984.

KOFES, Suely. Uma trajetória, em narrativas. Campinas: Mercados de letras, 2001.

_______. Experiências sociais, interpretações individuais: histórias de vida, suas possibilidades e limites. Cadernos Pagu, n. 3, p. 117 – 141, 1994.

_______. Narrativas biográficas: que tipo de antropologia isso pode ser? In: KOFES, Suely; MANICA, Daniela. (org.). Vida & Grafias: Narrativas antropológicas, entre biografia e etnografia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina & FAPERJ, 2015.

LECHAT, Noelle Marie Paule. Trajetórias intelectuais e o campo da economia solidária no Brasil. 2004. 392 p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

LEITE, Marcia de Paula. A economia solidária e o trabalho associativo: teorias e realidades. RBCS, v. 24 n. 69, p. 31 – 51, 2009.

LISBOA, Armando. Os desafios da economia popular solidária. Cadernos do CEAS, Salvador, n. 189, p. 51-67, out. 2000.

MANCE, Euclides André. Redes de colaboração solidária. In: CATTANI, Antonio David (org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Formas e razão de trocas nas sociedades arcaicas. In:_______. Sociologia e Antropologia. São Paulo: EDUSP, 1974.

PAULINO, Antonio George Lopes. Economia Solidária como Projeto Cultural e Político: A experiência do Banco Palmas. Fortaleza: Edições UFC, 2012.

PEREIRA, Janainna Edwiges de Oliveira. A experiência de um empreendimento solidário de mulheres de Fortaleza, em narrativas biográficas. Monografia (Graduação em Ciências Sociais). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 2014.

POCHMANN, Marcio. Economia Solidária no Brasil: possibilidades e limites. IPEA, 2004.

REDE BODEGA. Relatório Final do Projeto Rede Bodega: Constituindo Fundos de Produção e Comercialização Solidária – período agosto de 2008 a julho de 2010. (Relatório) Fortaleza, 2010.

SINGER, Paul. Introdução a Economia Solidária. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2002.

_______. Senaes: Uma experiência brasileira de política de economia solidária. In: FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho et al. (Orgs.). Ação pública e economia solidária: uma perspectiva internacional. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006. p. 201-206.

STRATHERN, Marilyn. No limite de uma certa linguagem. Mana, v.5, n.2, Rio de Janeiro, Oct. 1999.

_______. O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Tradução: André Villalobos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006.

Downloads

Publicado

2018-07-10