A masculinidade cigana em processo: uma análise etnográfica a partir dos Calon da costa norte da Paraíba

Autores

  • Renan Jacinto Monteiro PPGA-UFPB
  • Edilma Nascimento Jacinto Monteiro PPGAS/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2018v2n7.39708

Resumo

As discussões no tocante às relações de gênero entre os teóricos no Brasil surgem por volta dos anos de 1970, eclodindo, mais recentemente, em meados dos anos de 1990. A antropologia e áreas afins há anos vêm se debruçando em pesquisas que buscam compreender as relações de gênero em distintas sociedades/grupos/povos. Assim, este artigo objetiva conhecer a construção do “ser homem” entre os Calon da Rua dos Ciganos, tendo como base os dados obtidos a partir de uma pesquisa iniciada em maio de 2014, e que ainda está em andamento. Dialogamos com bibliografias que dão aporte para pensar os ciganos como grupo étnico, bem como dentro da perspectiva de uma masculinidade cigana. A observação participante e os registros audiovisuais são os métodos utilizados para conhecer e compreender como acontece a transição de menino a homem, na perspectiva de ciclos geracionais, passando também pelo dado de reconhecimento e pertença ao grupo. Assim, escrevemos sobre alguns pontos observados em momentos de cotidiano e de festividades em que meninos e homens convivem e constroem em diálogo o processo de tornar-se “homem Calon”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Jacinto Monteiro, PPGA-UFPB

Mestrando em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande com ênfase em antropologia, onde atuou durante três anos e meio como bolsista do PET-Antropologia naquela instituição. Desenvolvi pesquisa com artesões ambulantes, mais conhecidos como "hippies".Desde 2013 tenho desenvolvido pesquisa com Ciganos Calon, buscando compreender questões que envolvem geração e gênero neste grupo. Integro atualmente o grupo de pesquisa CRIAS, coordenado pela Profa. Dra. Flávia Pires.

Edilma Nascimento Jacinto Monteiro, PPGAS/UFSC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Possui titulação de Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e de Bacharela em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba. Possui interesse especial nas áreas de Antropologia da Educação, Antropologia da Criança, Grupos Ciganos e Etnicidade. Tem experiência de trabalho com temas relacionados à Antropologia da Educação, Antropologia da Criança, Avaliação de Políticas Públicas e Inventário Nacional de Referências Culturais . Desenvolve pesquisa sobre/com crianças ciganas e processos de aprendizagem no estado da Paraíba. Participa como integrante do grupos de pesquisa CRIAS - criança, sociedade e cultura, da UFPB, coordenado pela Profa. Dra. Flávia Ferreira Pires, no qual também atuou como aluna do Programa Institucional de Voluntário de Iniciação Científica/PIVIC-CNPq durante os anos de 2010 a 2011 ; Do grupo de pesquisa GEC - Grupo de Estudos Culturais,coordenado pela Profa. Dra. Maria Patrícia Lopes Goldfarb que participa desde o ano de 2007; e no ano de 2015 ingressou no NEPI - Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (UFSC), grupo que atualmente é coordenado pelas Professora Doutora Antonella Imperatriz Tassinari. 

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1981.

ARRUTI, José Mauricio. Etnicidade. In: SANSONE, Lívio; FURTADO, Cláudio A. (org.) Dicionário Crítico das Ciências Sociais dos países de fala oficial portuguesa. Salvador: EDUFBA, 2014.

BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe e STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: Editora Fundação da Unesp, 1998.

BOURDIEU. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2003.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

CUTILEIRO, José. Prefácio à Edição Portuguesa: honra, vergonha e amigos. In PERISTIANY, J.G. (org.). Honra e Vergonha: valores das sociedades mediterrâneas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1971

FERRARI, Florência. O mundo passa: uma etnografia dos Calon e suas relações com os brasileiros, tese em Antropologia Social, Universidade de São Paulo. 2010.

_______. Um olhar oblíquo – contribuições para o imaginário ocidental sobre o cigano. São Paulo. Dissertação de doutorado, Depto. Antropologia Social, FFLCH- USP,2002.

FOOTE-WHYTE, William. Sociedade de esquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 390pp. 2005 [1943].

FOTTA, Martin. They say he is a man now: a tale of fathers and sons. Journal of Latin American Cultural Studies, 25:2, p. 199-214. 2016.

GENNEP, Arnold van. Os Ritos de Passagem: estudo sistemático dos ritos da posta e da soleira, da hospitalidade, da adoção, gravidez e parto, nascimento, infância, puberdade, iniciação, coroação, noivado, casamento, funerais, estações, etc.; trad. Mariano Ferreira. 4ed. Petrópolis, Vozes, 1978[1909].

GOLDFARB, Maria Patrícia Lopes. Memória e Etnicidade entre os Ciganos Calon em Sousa- PB. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2013. (Coleção Humanidades).

_______. Os Ciganos. Galante, Fundação Hélio Galvão, n. 02, v. 03, Natal, Setembro de 2003.

LOPES, Daniel Seabra. Deriva Cigana: Um estudo etnográfico sobre os ciganos de Lisboa. Lisboa: ICS. Imprensa de Ciências Sociais, 2008.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do pacífico ocidental, São Paulo: Abril Cultural, (Coleção “Os pensadores). (1984[1922]).

MATOS, Rafael. Leal. Bebendo no Cajueiro: um ensaio etnográfico sobre o consumo de bebidas alcoólicas na aldeia Potiguara do Forte. Monografia (Graduação em Ciências Sociais), Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, 2013.

MONTEIRO, Edilma do Nascimento J. Monteiro. As Crianças Calon: Uma Etnografia Sobre A Concepção De Infância Entre Ciganos No Vale Do Mamanguape-PB. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPB. João Pessoa-PB, 2015.

MONTEIRO, Renan Jacinto. De menino à homem: a construção do “ser homem” entre os Calon da Costa Norte Paraibana. Monografia defendida no Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/PB,2017.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do Antropólogo: Olhar, ouvir e escrever. Revista de Antropologia, v.39 n.1, p. São Paulo, USP, 1996.

PITT-RIVERS, Julian. Honra e Posição Social. In: PERISTIANY, J. G. (org.) Honra e Vergonha: valores das sociedades mediterrâneas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1971.

TURNER, Victor W. O processo ritual. Petrópolis: Ed. Vozes, p. 116-159. 1974 [1969].

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo, Cosac Naify, 2010.

WEBER, Max. Relações Comunitárias étnicas. In: Economia e Sociedade. V. 1. 5. Ed. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1994[1922].

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Dossiê Ciganos no Brasil: um exercício de comparação etnográfica (7ª edição)