Desafios para a mediação da retórica da cidadania ao universo das demandas étnicas: exercício investigativo entre os ciganos Calon de Sousa (PB)

Autores

  • Jéssica Cunha de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2018v2n7.39763

Resumo

Partindo das discussões sobre os desafios e as mudanças que foram se instaurando tanto no plano global, como mais restritamente no âmbito do Brasil, com relação ao papel do Estado como instância fundamental para o reconhecimento e atendimento de demandas específicas aos grupos minoritários, vamos trazer a análise para o nosso campo de pesquisa: discutir os ciganos na Paraíba, especialmente, o Rancho dos Calon, localizado no município de Sousa. Ao longo dos últimos 30 anos, assistimos ao processo de articulação entre lideranças Calon e as diversas formas de poder público. O artigo analisa a região de Sousa e como vem se mostrando enquanto um lugar de rota para as famílias ciganas Calon, o que gerou uma relação de fortalecimento de autoridade política local, resultando numa aliança que perdura até hoje. Portanto, entender os processos de mediação em seus diversos níveis entre os Calon de Sousa e o setor público nas suas mais variadas instâncias, com as organizações que se estendem enquanto representação do Estado - tais como agentes governamentais, universidades e agentes comunitários -, abre caminho para começarmos a compreender como estes ciganos incorporam a retórica da cidadania à identidade étnica, como estão organizados social e territorialmente em Sousa e, consequentemente, como diversos grupos e famílias se articulam no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Cunha de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós- Graduação em Antropologia - PPGA - Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70, 2005.

BARTH, F. Grupos Étnicos e suas fronteiras. [1969]. In: POUTIGNAT, P. Teorias da etnicidade. Seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth, Philippe Poutignat, Jocelyne Streiff-Fenard. Tradução de Elcio Fernandes. São Paulo: UNESP, 1998.

BATISTA, Mércia R. R. E tinha uma índia pura no começo da família: exercício etnográfico em torno de categorias identitárias em algumas comunidades quilombolas na Paraíba. Raízes, v.31, n.2, jul-dez / 2011.

_______; CUNHA, Jamilly Rodrigues da; DONATO, Izabelle Brás; DANTAS, Caroline Leal. MEDEIROS, Jéssica Cunha de. O papel de um jornal paraibano na construção da imagem dos ciganos. Trabalho apresentado na 28º Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. O artigo posteriormente foi publicado na Revista Ariús, v. 19, 2013.

CHINA, José B. d’Oliveira. Os ciganos no Brasil. São Paulo: Imprensa Official do Estado, 1936.

DONNER, Henrike; CHARI, Sharad. Ethnography and Activism: A Critical Introduction. Cultural Dynamics, v. 22, n. 2, 2010, pp. 75-84.

FAZITO, Dimitri. Transnacionalismo e etnicidade: Romanesthán, nação cigana imaginada. Belo Horizonte, dissertação, Departamento de Sociologia e Antropologia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2000.

FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins (Orgs.) Antropologia e poder- contribuições de Eric R. Wolf. Trad. de Pedro Maia Soares. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Editora Unicamp, 2003.

FERRARI, Florência. O mundo Passa: Uma etnografia dos Calon e suas relações com os brasileiros. São Paulo, Tese (Doutoramento em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, 2010.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FRIEDMAN, Jonathan. Transnationalization, Socio-Political Disorder, and Ethnification as Expressions of Declining Global Hegemony. International Political Science Review, v. 19, n. 3, Ethnic Nationalism and the World Systemic Crisis. Jul., pp. 233-250, 1998.

GELL Alfred. Strathernograms, or the semiotics of mixed metaphors. In: The art of anthropology, essays and diagrams, Oxford New York: Berg, 2006 [1999], pp. 48-95.

GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

GOLDFARB, Maria Patrícia Lopes. Memória e etnicidade entre os ciganos Calon de Sousa – PB. Coleção Humanidades, João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

GLUCKMAN, Max. Análise de uma Situação Social na Zululândia Moderna. In: FELDMAN-BIANCO, B. (Org.) Antropologia das Sociedades Contemporâneas. São Paulo, Global, 1987 [1961].

GUIMARAIS, Marcos Toyansk Silva. O associativismo transnacional cigano: identidades, Diásporas e territórios. São Paulo. Tese (Doutorado em Geografia) – USP. 2012.

HEREDIA, Beatriz Maria Alásia de. A morada da vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil. Série: Estudos sobre o Nordeste; v. 7. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LIMA, Antonio Carlos de Souza. Um Grande Cerco de Paz. Poder Tutelar, Indianidade e Formação do Estado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995.

MEDEIROS, Jéssica Cunha. Em busca de uma sombra: a construção de uma territorialização através de processos de mobilidade e reconhecimento étnico entre os Calon de Sousa (PB). (Dissertação de Mestrado em Antropologia) PPGA/UFPB, 2016.

MOONEN, Frans. Anticiganismo: os Ciganos na Europa e no Brasil. 3ª edição. Recife, 2011.

MOORE JR, Barrington. As origens sociais da ditadura e da democracia. Senhores e camponeses na construção do mundo moderno. Lisboa: Edições Cosmos, 1975.

MORAES FILHO, Mello. Os Ciganos no Brasil e Cancioneiro dos Ciganos. São Paulo; Itatiaia, 1886.

NEVES, Delma Pessanha. Desenvolvimento social e mediadores políticos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

SANT’ANA, Maria de Lourdes. Os ciganos: aspectos da organização social de um grupo cigano em Campinas. São Paulo: FFLCH/USP, 1983.

SCHENATO, Vilson Cesar. Identidades, diferenças e tensões: Um estudo sobre o campesinato em contextos sociais rurais do Sul e do Nordeste brasileiro. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2014.

SCHUCH, Patrice. A vida social ativa da ética na Antropologia (e algumas notas do “campo” para o debate). In: SARTI, Cythia; DUARTE, Luiz Fernando Dias. (Org.). Antropologia e ética: desafios para a regulamentação. Brasília - DF: ABA, 2013.

SENNA, Ronaldo de Sales. A seda esgarçada: configuração sócio-cultural dos ciganos de Utinga. Editora UEFS, 2005.

SIQUEIRA, Robson de Araújo. Os calon do município de Sousa-PB: Dinâmicas ciganas e transformações culturais / Robson de Araújo Siqueira. - Recife: o autor, 2012.

SILVA, Lailson Ferreira de. Aqui, todo mundo é da mesma família: parentesco e relações étnicas entre os ciganos na Cidade Alta, Limoeiro do Norte/CE. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.

SILVA, Telma Camargo da. O fazer antropológico e a responsabilidade social de seus praticantes: algumas considerações iniciais. Sociedade e Cultura, v. 6, n. 1, janeiro-junho, Universidade Federal de Goiás, Goiania, pp. 9-12, 2003.

SOUZA, Mirian Alves de. Ciganos, Roma e Gypsies: projeto identitário e codificação política no Brasil e Canadá. RJ – Niterói. Tese (Doutorado em Antropologia) – UFF PPGA, 2013.

VIANNA, Adriana. Cartas de rotina, cartas de compromisso: considerações sobre administração e relações pessoais na Primeira República. Revista Comunicações. PPGAS/MN, Rio de Janeiro, v. 5, 1995.

VICTORA, Ceres Gomes; KNAUTH, Daniela Riva; HASSEN, Maria de Nazareth Agra. A construção do Objeto de pesquisa. In: _______. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo editorial, 2000.

WEBER, M. Relações comunitárias étnicas. Economia e sociedade, Brasília, v. 1, 1994.

WOLF, E. Tipos de campesinato latino-americano: uma discussão preliminar. In: FELDMAN-BIANCO, B.; RIBEIRO, G. (Org.). Antropologia e poder: contribuições de Eric Wolf. São Paulo: Ed. Universidade de Brasília: Editora Unicamp: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Dossiê Ciganos no Brasil: um exercício de comparação etnográfica (7ª edição)