A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ANTISSEXISTA NO BRASIL: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Rayssa Andrade Carvalho Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente artigo propõe a discussão das questões referentes à educação antirracista e antissexista no Brasil. Nesse sentido, analisaremos como as mulheres negras são representadas nos discursos e práticas nas aulas de história. Para tanto, nos referenciamos em autores como Mattos (2003), Costa (2003), Soihet (1997, 2003), Gomes (2005), Santos (2005), que traçam reflexões sobre as questões de gênero e de raça na educação brasileira. Nesta perspectiva, num primeiro momento, analisaremos o papel dos movimentos sociais na luta contra as discriminações e preconceitos raciais e de gênero no âmbito da educação. Num segundo momento, propomos uma reflexão sobre a prática educativa, no ensino de história, orientada pelas propostas da educação antirracista e antissexista. Desta forma, analisamos o material produzido e utilizado numa prática pedagógica específica. Portanto, nosso intuito é contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica e curricular, norteada pela responsabilidade da educação na transformação social, sobretudo, na formação de sujeitos críticos frente às realidades sociais. Palavras-chave: Educação Antirracista. Ensino de História. Mulheres negras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayssa Andrade Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do Curso de História. Áreas de estudo: História Contemporânea, História das Mulheres, Gênero, Movimento de Mulheres Negras, Feminismo Negro.

Downloads

Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Educação, Ações Afirmativas e Relações Etnicorraciais