William Wilson: conto e adaptação cinematográfica

Autores

  • Ester C S Fonseca Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Tradução, Edgar Allan Poe, William Wilson, adaptação cinematográfica, Louis Malle

Resumo

A partir de algumas ideias e conceitos de Robert Stam expressos em “Teoria e prática da adaptação:da fidelidade à intertextualidade” (2006), este trabalho apresenta algumas relações existentes entre oconto “William Wilson” de Edgar Allan Poe e sua adaptação cinematográfica franco-italiana (1968),de título homônimo, dirigida por Louis Malle, presente na coletânea Histórias Extraordinárias. Oconto narra a vida decadente de um rapaz, chamado William Wilson, que sofre psicologicamentepor causa da existência de um suposto duplo, semelhante a ele em tudo, exceto em sua índole. Assim como acontece nos estudos da tradução com relação ao texto “original”, Stam tambémquestiona a “originalidade” e a “superioridade” das obras literárias em relação às adaptações. Parao teórico americano, toda adaptação é uma nova leitura e interpretação. Deste modo, Stam nãoqualifica negativamente ou positivamente uma adaptação a partir de uma ideia de fidelidade, já queesta é sempre relativa e subordinada à visão do diretor, que reinterpreta os signos verbais em umanova linguagem, a audiovisual. Pretende-se, portanto, apresentar neste trabalho como Louis Mallelidou com as ambigüidades, o clima psicótico e outros aspectos na sua versão cinematográfica,recriando elementos e trazendo uma nova perspectiva sobre o conto de Poe.

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Biografia do Autor

Ester C S Fonseca, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Letras/Português-Alemão pela Universidade Federal Fluminense, atuando na área de Estudos da Tradução.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos