A vida de William Blake

a formação de um gravurista com poucos recursos

Autores

  • Daniela Schwarcke do Canto Doutoranda em Estudos Literários no PPG-Letras da UFSM.
  • Anselmo Peres Alós

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n1.34281

Palavras-chave:

Blake, Gravurista, Arte, Biografia

Resumo

William Blake nasceu em 1757, e desde muito cedo demonstrou um grande interesse pelas artes. Aos dez anos foi matriculado pelo pai na escola de desenho de Henry Pars, onde foi treinado como desenhista por quase cinco anos. Aos quatorze, foi enviado para ser aprendiz do gravurista James Basire (1730-1802), com quem morou e estudou durante sete anos. Blake ainda frequentou por alguns anos na Royal Academy, saindo em 1785, sem concluir seus estudos. Em 1782 Blake casou-se com Catherine Baucher, ensinando-a a ler e a escrever. Ele também a treina na arte da gravura e da pintura, tornando-a uma importante auxiliar no seu trabalho. Com poucos recursos financeiros, Blake deparou-se com o problema de como publicar suas obras, chegando assim ao que chamou de “método infernal de impressão”, técnica que, segundo Cunningham (1830), “pode ser comparada a poucas coisas”. Nesse trabalho analisaremos o Blake gravurista, desde sua primeira formação como aprendiz até seu reconhecimento como o grande artista que foi. Examinaremos autores como Gilchrist, Ackroyd, Tatham, Cunnigham e Smith, entre outros, nas suas impressões da vida e da obra de William Blake.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Schwarcke do Canto, Doutoranda em Estudos Literários no PPG-Letras da UFSM.

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, realizou especialização em Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias pela Universidade Gama Filho e mestrado em Estudos Literários pelo PPG-Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Servidora da Universidade Federal de Santa Maria no cargo de Tradutora de Língua Inglesa.

Anselmo Peres Alós

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto III no Departamento de Letras Vernáculas da UFSM. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras dessa mesma instituição. Realizou Estágio Pós-Doutoral no PPG-Letras da Universidade Federal de Pernambuco como bolsista do Plano Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD/CAPES), sob supervisão do Prof. Dr. Roland Walter. É Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-06-22

Como Citar

DO CANTO, D. S.; ALÓS, A. P. A vida de William Blake: a formação de um gravurista com poucos recursos. DLCV, João Pessoa, PB, v. 13, n. 1, p. 125–148, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n1.34281. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/34281. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos