A MEMÓRIA CORPORAL DO IDOSO: UMA EDUCAÇÃO PARA VITALIDADE

Autores

  • Pierre Normando Gomes da Silva
  • Sandra Barbosa da Costa
  • Guilherme Barbosa Schulze
  • Dafne Souto Macedo
  • Eliseu Rossini Farias Dantas
  • Pollyana Oliveira Formiga de Carvalho
  • Clécia Rodrigues Fernandes Ribeiro
  • José Mauricio Figueiredo Júnior

Resumo

Este trabalho consiste nos primeiros resultados, obtidos em seis meses de execução, do Projeto: “Experiência Sensorial e Aprendizagem do corpo: interface educação-saúde com idosos”. O objetivo é ajudar a devolver ao corpo do idoso, sua função de lugar fundamental de prazer, e contribuir para a educação e para o cuidar da saúde comunitária. A base teórico-metodológica é a corporeidade. Pesquisa participante, concretizada numa prática educativa semanal, num grupo de idosos do programa PAPI da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com aulas constituídas por vivências de sensorialidade e reflexões com Balanço de Saber e Círculo de Cultura. Os resultados apontam que esse grupo de idosos tem se entregado aos saberes do corpo: reconhecendo-se na execução dos movimentos espontâneos, tomando consciência das suas ações por meio da re-significação das memórias do vivido.

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Publicado

2008-12-01

Como Citar

Silva , P. . . N. G. da . ., Costa , S. . . B. da . ., Schulze , G. . . B. . ., Macedo , D. . . S. . ., Dantas , E. . . R. F. . ., Carvalho , P. . . O. F. de . ., Ribeiro , C. . . R. F. . ., & Figueiredo Júnior , J. . . M. . . (2008). A MEMÓRIA CORPORAL DO IDOSO: UMA EDUCAÇÃO PARA VITALIDADE . Revista Eletrônica Extensão Cidadã, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/extensaocidada/article/view/3069

Edição

Seção

Artigos