Conhecimentos oceanográficos na comunidade tradicional Barra do Ararapira

Autores

  • Ana Paula Rainho Atualmente sem instituição.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n1.30017

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender a complexidade dos conhecimentos oceanográficos dos moradores da comunidade Barra do Ararapira, localizada dentro do Parque Nacional de Superagui (Guaraqueçaba –PR). Os moradores mostraram que possuem conhecimento sobre as dinâmicas físicas, sedimentares, meteorológicas e biológicas do oceano e da região costeira. Tais conhecimentos são adquiridos através da prática pesqueira, mas não se limitam somente a esta, pois é construído em todas as etapas da vida dos moradores. As crianças são iniciadas a tais saberes por parentes próximos e pelos membros mais velhos da comunidade. Enquanto os adultos continuam a ampliar seus conhecimentos a partir da observação diária do oceano e dos debates constantes entre os moradores. Entretanto, toda essa complexidade dos conhecimentos dos moradores é ignorada pela gestão do Parque Nacional de Superagui, que inviabilizou a participação da comunidade na construção do plano de manejo. Os moradores desejam participar ativamente do plano de manejo através de seus complexos conhecimentos que englobam o entendimento sobre ambientes tão diferentes, como o céu, o mar e a terra, para que assim, possam decidir sobre o futuro de seu território e de suas próprias vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Rainho, Atualmente sem instituição.

Graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-04-14

Como Citar

RAINHO, A. P. Conhecimentos oceanográficos na comunidade tradicional Barra do Ararapira. Gaia Scientia, [S. l.], v. 12, n. 1, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2018v12n1.30017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/30017. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais