Desenvolvimento do Geoturismo no Sítio Totoró (Currais Novos, Rio Grande do Norte)

Autores

  • Janaina Luciana de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mayara Ferreira de Farias Universidade Federal da Paraíba
  • Marcos Antonio Leite Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo pretende mostrar o caso do Sítio Totoró no município de Currais Novos - RN, na busca por compreender a relevância da geodiversidade em sua formação, ressaltando-o como símbolo capaz de fazer com que os curraisnovenses possam se identificar em meio às formações rochosas presentes em sua localidade, no qual o processo de formação em milhões de anos, sendo observadas através das serras, picos ou exposições rochosas constituídas por granitos, gnaisses, mármores, quartzitos e arenitos, assim como, sítios arqueológicos e paleontológicos sendo notável o registro do homem e animais da pré-história O município de Currais Novos/RN possui quatro geossítios cadastrados, numa proposta de geoparque (o Geoparque Seridó) sendo ressaltado no presente artigo, o geossítio Morro do Cruzeiro, o geossítio Pico do Totoró, composto pelas formações rochosas como a serra denominada de Pico Totoró que é o segundo ponto mais alto da região do Seridó do RN, medindo 273 metros de altura e 615 de altitude, considerado um dos principais atrativos turísticos por seu formato imponente que pode ser visto de vários locais da localidade.  Para tal, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de sites que tratam sobre turismo, geoturismo, geodiversidade, além da Região Seridó, Currais Novos e, em especial, do próprio Sítio Totoró. Ao final do presente trabalho, constatou-se que o patrimônio geológico encontrado em Currais Novos/RN é decorrência de inúmeros processos naturais característicos de toda a Região Seridó, sendo registrados nas mais diversas formas em sua particularidade, como rochas, minerais, picos/serras, arte rupestre, unindo a geodiversidade a sua cultura e história, podendo ser utilizada como recurso turístico a geodiversidade em paisagens possuidoras de elementos da natureza com dinamicidade própria diretamente relacionada à formação do local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, E. L. da S. Geoturismo: conceptualização, implementação e exemplo de aplicação ao Vale do Rio Douro no Setor Porto-Pinhão. 2005. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Escola de Ciências, Universidade do Minho, Minho.

ARAÚJO, R. K. l.; PAULO, A.A.; ALEXANDRINA, I.O.; SILVA, L. F. Pelas Trilhas do Totoró: Resgatando a história de Currais Novos – RN através do turismo pedagógico. 2011. 81f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico de Nível Subsequente em Guia de Turismo), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, Currais Novos.

GEOPARQUE SERIDÓ – RN. Informações adicionais sobre a proposta. 2011. Disponível em www.cprm.gov.br/geoecoturismo/geoparques/serido/informacoesadicionais.html. Acesso em 27 de set. de 2012.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/censo2010/dados_divulgados/index.php?uf=24>. Acesso em 27 de set. de 2012.

MANOSSO, F. C. Geoturismo: uma proposta teórico metodológica a partir de um estudo de caso do município de Apucarana-PR. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v.7, n. 2, 2007.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil: Roteirização Turística - Módulo Operacional 7. Brasília: Ministério do Turismo, 2005. Disponível em <http://www.sead.ufsc.br/bibliotecas/upload/roteirizacao.pdf>. Acesso em 02 de out. de 2012.

MOREIRA, Jasmine Cardozo. Patrimônio geológico em unidades de conservação: atividades interpretativas, educativas e geoturísticas. 2008. Tese (Doutorado em geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

NASCIMENTO, M. A. L.; RUCHKYS, U. A. de; MANTESSO NETO, V. Geoturismo: um novo segmento do turismo. Global Tourism, v. 3, n. 2, 2007.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SERIDÓ – PDSS. Estratégia, Programas e Projetos e Sistema de Gestão. Vol.2. Caicó, 2000. Disponível em www.iica.org.br/docs/publicacoes/publicacoesiica/planodesenvolvimentosustentavelserido-volumeii.pdf. Acesso em 27 de set. de 2012.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO TURISMO SUSTENTÁVEL DO PÓLO SERIDÓ – PDITS DO PÓLO SERIDÓ/RN. Documento disponível na sede do SEBRAE em Currais Novos/RN, 2011.

ROCHA, J. C. A. da; NASCIMENTO, M. A. L. 2007. O Pico do Cabugi como produto ecoturístico e geoturístico no Rio Grande do Norte. Global Tourism, [s.l.], v. 3, n. 2, 2007.

ROTEIRO SERIDÓ. Pólo Seridó instala Conselho de Turismo. Currais Novos – RN, 2008. Disponível em < http://www.roteiroserido.com.br/noticias/56>. Acesso em 27 de set. de 2012.

SILVA, F. R. A paisagem do Quadrilátero Ferrífero, MG: Potencial para o uso turístico da sua geologia e geomorfologia.144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – 2007.Departamento de Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

SILVA, Eldio Pinto da. Turismo Cultural em Currais Novos. Currais Novos: UFRN, 2006.

SOUZA, Joabel Rodrigues de. Totoró, berço de Currais Novos – Natal, RN: EDUFRN – Editora da UFRN, 2008.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-05-06

Como Citar

Medeiros, J. L. de, Farias, M. F. de, & Nascimento, M. A. L. (2014). Desenvolvimento do Geoturismo no Sítio Totoró (Currais Novos, Rio Grande do Norte). Revista Estudos Geoambientais, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/geo/article/view/17921