O arquivo universitário e a memória da universidade

Autores

  • Franciele Simon Carpes Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Arquivologia, arquivo universitário, memória, patrimônio documental

Resumo

Os arquivos das universidades têm sob sua guarda documentos essenciais criados no decorrer das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esses documentos são testemunho da memória da instituição, podendo ser fonte de pesquisa para alunos, professores, historiadores, pesquisadores, entre outros. Neste sentido, o arquivo universitário é custodiador da memória institucional. Este artigo procura fazer uma reflexão sobre os arquivos das universidades brasileiras e a sua função na de preservação do patrimônio documental e promoção da memória da instituição. Neste sentido, buscou-se revisar os principais autores que discutem sobre o tema, bem como as ações atuais em prol dos arquivos das universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Simon Carpes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Santa Maria (2013). Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Santa Maria.

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em "Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación" - Universidad de Salamanca/España em 2006. Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM. Especialista em Organização de Arquivos pela USP Universidade de São Paulo em 1998. Bacharel em Arquivologia em 1998, pela UFSM. Atualmente atua como Professor Adjunto do Departamento de Documentação da UFSM.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

Carpes, F. S., & Flores, D. (2013). O arquivo universitário e a memória da universidade. Informação &Amp; Sociedade, 23(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/12278

Edição

Seção

Artigos de Revisão