A alfabetização que necessitamos: informação e comunicação para a cidadania

Autores

  • Aurora Cuevas-Cervero Universidad Complutense de Madrid
  • Márcia Marques Universidade de Brasília
  • Pablo Boaventura Sales Paixão Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Palavras-chave:

Alfabetização informacional. Competências em informação. Cultura da Informação. Comunicação. Cidadania.

Resumo

As constantes mudanças originadas pela tecnologia, informação, comunicação e cultura, reclamam a formação de uma nova epistemologia da educacão, voltada para as competências informacionais onde os sujeitos estejam aptos a participar efetivamente de uma cultura da Informação. Neste artigo se examinam questões complexas, com uma grande trajetória histórica e carga política – cultura, cidadania e alfabetização – com o objetivo de destacar a importância que adquirem neste momento e a necessidade de instaurar uma autêntica cultura da informação. Os autores apresentam uma proposta educativa para a cidadania baseada no desenvolvimento de competências em informação e da comunicação para a formação cidadã. A proposta inclui habilidades voltadas para o domínio de processos tecnológicos, cognitivos, educativos, e, principalmente, comunicativos e axiológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurora Cuevas-Cervero, Universidad Complutense de Madrid

Doutora em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Professora e pesquisadora da Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

Márcia Marques, Universidade de Brasília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade de Brasília, Brasil. Foi bolsista da Fundação Oswaldo Cruz na Universidade Complutense de Madri, Espanha.

Pablo Boaventura Sales Paixão, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes, Brasil. Doutorando em Ciencias de la Documentación pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Professor da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-05-30

Como Citar

Cuevas-Cervero, A., Marques, M., & Paixão, P. B. S. (2014). A alfabetização que necessitamos: informação e comunicação para a cidadania. Informação &Amp; Sociedade, 24(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/16619

Edição

Seção

Artigos de Revisão