As contribuições do Design da Informação para a democratização do acesso à informação de bulas de medicamentos no Brasil

Autores

  • Patricia Tieme Lopes Fujita Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Carlos José Saldanha Machado Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)

Palavras-chave:

acesso à informação, Bula de medicamento, Democratização da informação, Direito à informação, informação em saúde, Informação técnico-científica.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a área do Design da Informação para demonstrar como os aportes desta tecnociência podem contribuir para a democratização da informação, particularmente no acesso da informação técnico-cientifica do setor saúde, tomando como objeto de análise a bula de medicamentos. Se, por um lado, as leis asseguram aos cidadãos o acesso e direito à informação, por outro, aumentam o grau de exposição da informação ao conjunto da sociedade concorrendo, com resultado, para um aumento da demanda por uma informação de qualidade, particularmente em relação a aspectos que interferem nas bulas. Esse é o caso, por exemplo, do tipo e apresentação da informação , i.e., linguagem e apresentação gráfica. Por se tratar de um documento estratégico para a saúde pública, a regulação da bula de medicamento no Brasil passou a ser objeto de ação do poder público a partir da década de 40 do século XX, mas de forma incipiente. Somente na primeira década do século XXI que recebeu atenção específica da Agência Reguladora. Como será demonstrado, trata-se de um processo ainda em fase de aprimoramento do qual faz parte algumas tecnociências, o Design da Informação, que vem recebendo uma crescente atenção do meio universitário e apoio institucional para participar do processo de aprimoramento da regulação das bulas de medicamentos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Tieme Lopes Fujita, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Carlos José Saldanha Machado, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)

Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz / Ministério da Saúde e Professor dos Programas de Pós-Graduação de Informação e Comunicação em Saúde e de Biodiversidade e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e de Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Fujita, P. T. L., & Machado, C. J. S. (2013). As contribuições do Design da Informação para a democratização do acesso à informação de bulas de medicamentos no Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 23(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/17004

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa