Usuário da informação: estudo de caso da Biblioteca do Curso de Física da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Giordana Nascimento de Freitas e Silva Universidade Federal do Ceará-UFCE
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará-UFCE
  • Amélia Landim Barrocas Universidade Federal do Ceará-UFCE

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Estudos de usuários, Comportamento informacional

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que objetiva conhecer o perfil dos usuários da Biblioteca do Curso de Física - BCF da Universidade Federal do Ceará - UFC. Assim, visa identificar os usuários reais da BCF, verificando o significado desta para seus usuários e compreendendo o seu nível de desenvoltura nas habilidades de busca e uso da informação. O estudo está amparado, entre outros, nos autores: Araújo (2010; 2012; 2014), Costa (2016), Cunha, Amaral e Dantas (2015) e Figueiredo (1994). Realizou-se uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, de natureza quali-quantitativa configurando um estudo de caso na BCF. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, pois este permitiu através das perguntas abertas e fechadas uma amplitude mais aprofundada na coleta de dados. Embora a análise tenha contado com a colaboração de variáveis quantitativas, seu caráter foi predominantemente qualitativo. Os resultados demonstraram que os usuários da BCF, em sua maioria, se encontram na fase jovem e são vinculados, sobretudo, ao curso de graduação em Física (bacharelado e licenciatura) e aos cursos ligados à área de Engenharias. Inferimos que o público recebido associa a BCF ao recurso basilar da universidade: o conhecimento. Isto porque a concebe prioritariamente enquanto espaço para realização de estudos e pesquisas. Constatamos que esse estudo apresenta-se como uma ação introdutória referente ao conhecimento do comportamento informacional desse público devendo, portanto, ser acrescida de futuras iniciativas que poderão contribuir com os usuários dando maior significado às suas buscas e, por conseguinte, colaborando na satisfação de suas necessidades de informação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giordana Nascimento de Freitas e Silva, Universidade Federal do Ceará-UFCE

Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil. Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.  

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará-UFCE

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Amélia Landim Barrocas, Universidade Federal do Ceará-UFCE

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará, Brasil. Diretora da Biblioteca Setorial de Física da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Silva, G. N. de F. e, Costa, M. de F. O., & Barrocas, A. L. (2017). Usuário da informação: estudo de caso da Biblioteca do Curso de Física da Universidade Federal do Ceará. Informação &Amp; Sociedade, 27(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/32807

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa