Normalização de Descrição Arquivística aplicada no Fundo Documental da Secretaria de Cultura do Município de Londrina

Autores

  • Eliandro dos Santos Costa Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0001-9475-1574
  • Telma Campanha de Carvalho Madio Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Arquivologia. Descrição Arquivística. Normas de Descrição Arquivística. ICA-AtoM.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de um estudo de caso realizado junto à Secretaria de Cultura do Município de Londrina (SCML), órgão vinculado à Prefeitura Municipal (PML) e desenvolvido com a adoção do software ICA-AtoM como recurso para aplicação das normas de descrição arquivística. Para aplicação dessas normas, optou-se pela descrição da entidade produtora SCML (1ª), da função Registro do Patrimônio Arquitetônico e Histórico (RPAH) (2ª) e da série documental Registros Arquitetônicos (RA) (3ª). Para essas descrições arquivísticas foram utilizadas, respectivamente, as seguintes normas: 1ª) ISAAR-CPF e ODA; 2ª) ISDF; e 3ª)NOBRADE e ODA. Adotou-se ainda pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e de natureza aplicada e qualitativa. As descrições obtidas foram registradas e difundidas no Portal Web ICA-AtoM PML, disponíveis ao acesso do usuário. Essa prática descritiva permitiu encontrar uma forma de contribuir para a área de arquivologia e para a SCML/PML, com indicações que podem fornecer, aos cidadãos locais e aos demais públicos interessados, um maior acesso ao registro arquivístico e à história da região, nesse caso específico, às informações sobre os prédios históricos da Cidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliandro dos Santos Costa, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia da Produção pela mesma Instituição, na área de concentração de Gerência de Produção e na linha de pesquisa de Métodos de Pesquisa Operacional. Está cursando o Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Marília). Atua em pesquisas envolvendo temas como Descrição Arquivística, Classificação e Avaliação de Documentos. Recuperação da Informação (RI), Sistemas Informatizados para a Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), Engenharia de Software, Ergonomia, Interface Humano-computador-IHC e Inovação. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, coordenador do Laboratório de Estudos Arquivísticos (LabEArq), coordenador de projetos de ensino, pesquisa e extensão na área da Arquivologia.

Telma Campanha de Carvalho Madio, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), especialização em Arquivo pelo IEB/USP (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005). Livre docência em Documento fotográfico pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP em 2016. Atualmente é professora adjunta da UNESP, no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação. Coordenadora do Laboratório de Conservação, desde 2006. Em diversos períodos coordenadora do curso de Arquivologia e atualmente membro titular do Conselho desse Curso. Membro da Comissão de Avaliação Documental e Acesso/CADA da UNESP. Atua nas linhas de pesquisa: Produção e Organização da Informação, Gestão da Informação e Formação Profissional, com os temas: organização e identificação arquivística, fotografia, acervos audiovisuais, conservação preventiva e História Contemporânea do Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

Costa, E. dos S., & Madio, T. C. de C. (2017). Normalização de Descrição Arquivística aplicada no Fundo Documental da Secretaria de Cultura do Município de Londrina. Informação &Amp; Sociedade, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/34745

Edição

Seção

Relatos de Experiência