Portal de Periódicos da UFPB


O Portal de Periódicos da UFPB disponibiliza periódicos gerenciados por pesquisadores vinculados à UFPB. Trata-se de um importante veículo da memória científica institucional e de disseminação dos trabalhos produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

O portal passou por uma avaliação de Arquitetura da Informação e sofreu modificações para ficar mais leve, intuitivo e contemplar as orientações de identidade visual do Governo Federal.

A logomarca foi redimensionada mantendo a base conceitual já adota na primeira versão do portal, ou seja, as inscrições rupestres do monumento arqueológico Pedra do Ingá na Paraíba.


Equipe:

Coordenador do Portal: Prof. Dr. Henry Poncio Cruz de Oliveira (PPGCI/UFPB).

Bibliotecária-Documentalista: Dra. Fabiana da Silva França (EdUFPB)

Estagiário: Lucas Magno de Oliveira Aragão (Sistemas de Informação) 

 

Contato: periodicos.ufpb@gmail.com

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s

CADERNOS DO LOGEPA

O "CADERNOS DO LOGEPA" faz parte do programa de editoração do Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba (LOGEPA) e do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba . Seu objetivo é a publicação, em forma de artigos técnico-científico e de ensaios teóricos, de preferência sobre a Geografia, que contribuam para o ensino de Geografia, sobretudo, de temas vinculados a Paraíba e ao Nordeste. A publicação da revista é semestral. (Qualis B4 -GEOGRAFIA; Qualis B4 - INTERDISCIPLINAR; Qualis B5 - CIÊNCIAS AMBIENTAIS).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Cadernos Imbondeiro

Cadernos Imbondeiro é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). São publicados textos dos participantes do Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-Brasileiros e da Semana Afro-Paraibana. Em 2015 o periódico acolheu os Cadernos Afro-Paraibanos, editados pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFPB, e em 2019 publica os Anais do II COPENE Nordeste. Temáticas: história, literaturas africanas e da diáspora negra, educação, ações afirmativas e relações étnico-raciais (Qualis B5 - LETRAS / LINGUÍSTICA; Qualis C - FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão TEOLOGIA).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais

Publicação do Curso de Ciências Sociais da UFPB, criada em 1999, teve circulação contínua até 2012, publicando nesse período 22 números. Em 2012, por questões internas, deixou de publicar. Em 2019, retoma sua atribuição, voltando à publicação periódica semestral. A reativação da CAOS reflete o compromisso da Coordenação do Curso de Ciências Sociais na disseminação de um debate acadêmico atualizado, no qual, alunos de ciências sociais (especialmente da graduação) encontrem acolhimento para suas produções. 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

ciência da informação em aberto

ciência da informação em aberto (ciab) – periódico científico na área de Ciência da Informação (CI)  vinculado aos Grupos de Pesquisa: “Da Informação e do Conhecimento” e “Imclusos”, certificados pelo CNPq, cuja missão é divulgar trabalhos que possibilitem contribuição para o desenvolvimento de conhecimentos em CI, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas afins, entre pesquisadores, docentes, discentes e demais profissionais, independentemente de sua vinculação profissional e local de origem.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Claves

Claves, periódico do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, é uma publicação bianual, aberta à produção acadêmica nas várias subáreas do conhecimento musical: Composição, Educação, Estética, Musicologias e Práticas Interpretativas. Publica artigos, resenhas e relatos de pesquisa inéditos em português, inglês e espanhol, objetivando o estímulo a uma saudável interação com programas acadêmicos congêneres no país e no exterior.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Comunicações em Informática

Comunicações em Informática (CI) é um periódico da área de Ciências da Computação, vinculado ao Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba. 
A revista foi criada no ano de 2017 como um veículo de comunicação de trabalhos desenvolvidos no contexto unidisciplinar da Computação e também multidisciplinar que envolva a área de informática. Assim, a política editorial da CI está aberta às diversas teorias e aplicações da informática, bem como a sua relação com as demais ciências.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Cultura e Tradução

Cultura e tradução é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). São publicados textos dos participantes do Encontro Nacional Cultura e Tradução, que acontece a cada três anos na Universidade Federal da Paraíba. O ENCULT busca consolidar uma tradição de reflexão sobre o fenômeno tradutório, aqui abordado em seu duplo viés linguístico-literário.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Cultura Oriental

O objetivo da revista Cultura Oriental é divulgar trabalhos de pesquisa a respeito dos vários aspectos culturais do extremo oriente asiático (especialmente Índia, China, Japão e Tibete), incluindo língua, religião, literatura, filosofia, artes e outros temas, abrangendo tanto a cultura atual quanto aspectos históricos. Este periódico pretende fortalecer e dar maior visibilidade às pesquisas brasileiras dessa área, oferecendo um veículo para intercâmbio, difusão e debate, que poderá contribuir para a redução da fragmentação e para a institucionalização desse campo de estudos eminentemente interdisciplinar. A iniciativa de criação desta revista é do Grupo de Pesquisa Padma.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Culturas Midiáticas

A revista Culturas Midiáticas destina-se à publicação semestral da produção científica cujo objeto de estudo é a Comunicação. Sua temática abrange o universo das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB), intituladas Mídia, Cotidiano e Imaginário, e Culturas Midiáticas Audiovisuais. Aceitam-se artigos de professores doutores, mestres, doutorandos e de mestrandos, nesse último caso, em co-autoria com professores doutores. Estão abertas as submissões de trabalhos para a edição de 2019.1. Prazo final: 15 de abril de 2019.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar