O método de Revisão Sistemática da Literatura (RS) na área da Ciência da Informação no Brasil: análise de dados de pesquisa

Natalia Gallo Cerrao, Ananda Fernanda de Jesus, Fabiano Ferreira de Castro

Resumo


Com o advento das tecnologias digitais e a adaptação da sociedade contemporânea ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a comunicação científica vem passando por grandes transfigurações. Ressalta-se nesse trabalho a importância de métodos adequados para a realização de pesquisas científicas. A Revisão Sistemática da Literatura (RS) configura-se como um método adequado para esse fim, por garantir reprodutibilidade, confiabilidade e métodos explícitos de pesquisa. Objetiva-se identificar e analisar, por meio de dados de pesquisa, a adoção do método de RS por pesquisadores brasileiros na área da Ciência da Informação, compreendendo como esse método é utilizado no Brasil e quais as temáticas dos estudos já realizados. Como resultado foi possível traçar uma rede de colaboração entre pesquisadores que utilizam esse método ressaltando a importância da revisão sistemática para o desenvolvimento da Ciência e inovação.

Texto completo:

PDF

Referências


BRINER, R. B.; DENYER, D. Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship tool. In: ROUSSEAU, D. M. (Ed.). Handbook of evidence-based management: companies, classrooms, and research. New York: Oxford University Press, 2012. p. 328-374.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, fev. 2007.

GALVÃO, C. M.; SAWADA, N. O.; TREVIZAN, M. A. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 3, p. 549-556, jun. 2004.

DICKSON, R. Systematic reviews. In: HAMER, S.; COLLINSON, G. Achieving evidence-based practice: a handbook for practitioners. London: Baillière Tindall; 1999. p. 41-60.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Os documentos disponibilizados por Informação & tecnologia foram licenciados por uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 3.0 Brasil

ISSN 2358-3908

Informação & Tecnologia está registrada e/ou indexada através dos seguintes serviços: