Repositórios institucionais das universidades federais brasileiras: análise da representação da informação

Natalia Gallo Cerrao, Fabiano Ferreira de Castro

Resumo


Refletindo acerca do papel da Ciência da Informação na produção, armazenamento e disseminação da informação científica, essa pesquisa visou o estudo de repositórios institucionais (RIs) das universidades federais brasileiras. Para o funcionamento adequado deste ambiente digital, uma condição fundamental é que as formas de representação e descrição dos recursos informacionais estejam padronizadas, a fim de permitir a interoperabilidade entre sistemas informacionais. Os metadados são apontados como ferramenta para a representação da informação em ambientes informacionais. Questiona-se em que medida ocorre a construção padronizada da representação de metadados em RIs, que garanta o acesso e a recuperação dos recursos informacionais armazenados. Propõe-se um conjunto de diretrizes funcionais que poderão ser utilizados na representação da informação, podendo ser um ponto de partida para a reflexão da construção padronizada da representação da informação em repositórios institucionais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, R. C. V. Metadados como elementos do processo de catalogação. 2010. 134 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2017.

CASTRO, F. F. de; SANTOS, P. L. V. A. C. A consistência da informação descritiva em repositórios digitais: caminhos para a interoperabilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais..., Maceió, 2011. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2017.

LEITE, F. C. L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: Ibict, 2009. 120 p., il. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2017.

SANTARÉM SEGUNDO, J. E. Representação Iterativa: um modelo para repositórios digitais. 2010. 224 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2010. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2017.




DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n1.38138

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Os documentos disponibilizados por Informação & tecnologia foram licenciados por uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 3.0 Brasil

ISSN 2358-3908

Informação & Tecnologia está registrada e/ou indexada através dos seguintes serviços: