Gerenciamento empreendedor de bibliotecas digitas: SEO como ferramenta para web marketing

Joyce Mirella dos Anjos Viana, Janailton Lopes Sousa

Resumo


 Aborda sobre o gerenciamento de bibliotecas digitais e uma nova forma de se empreender no ambiente web através do Search Enginer Optimazation-SEO. Nessa perspectiva objetiva-se atenuar e elevar discussões a respeito de ações empreendedoras no ambiente web, no que diz respeito ao webmarketing. Ressaltando que é possível que a biblioteconomia empreende na sua área ao adotar ferramentas modernas e atuais para potencializar o seu produto. A metodologia utilizada neste trabalho foi revisão de literatura e pesquisa bibliográfica, que nos forneceu os subsídios necessários para a elevação das discussões, fundamentando-se em autores como Idalberto Chiavenato, César Salim, Gimenez, Kevin Keller e Phelipe Kotler. Nesse sentido percebe-se que o canal de informação, a internet, propicia os mais diversos modos de como a informação chegará até o usuário, apontando a necessidade de conhecer mecanismos que potencialize o acesso à informação e demonstre a relevância das bibliotecas digitais na internet, como grande polo difusor de conhecimento e armazenamento de informações.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVARENGA, Lídia. A teoria do conceito revisitada em conexão com ontologias e

metadados no contexto das bibliotecas tradicionais e digitais. Datagramazero:R. Ci. Inf., v. 2, n. 6, dez. 2001. Disponível em:< http://www.dgz.org.br/dez01/Art_05htm >. Acesso em: 14 jun 2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FILION, Louis Jacques. Empreendedorismo e Gerenciamento: Processos

Distintos, Porém Complementares. RAE light, v. 7, n. 3, pp. 2-7, 2000.

GIMENEZ, Fernando Antônio Prado; et al. Configuração Empreendedora ou Configurações Empreendedoras? Indo um pouco além de Mintzberg. In: ENCONTRO DA ANPAD, 32., Rio de Janeiro...Anais... Rio de Janeiro, 2008. Disponível:< www.anpad.org.br/admin/pdf/ESO-C2571.pdf> . Acesso em 12 ago 2017.

GOOGLE. Guia do Google de Introdução à Otimização para Motores de Busca (SEO). Disponível:< www.google.com/intl/pt-PT/.../guia-optimizacao-para-motores-de-busca-PTpt.pdf >. Acesso em 12 ago 2017.

GUINCHAT, C; MENOU, M. A indexação. In_____. Introdução geral às técnicas da informação e documentação. 2.ed. Brasília: IBICT, 1994. P.175-185.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson, 2004. cap. 1 pag. 4 – 7.

MAINARDES, Emerson Wagner et al. Percepções dos Conceitos de Qualidade e Gestão pela Qualidade Total: estudo de caso na universidade. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional Mai/Ago 2010. Disponível:< http://www.spell.org.br/documentos/download/885 >. Acesso em 12 jun 2017.

PERUZZO, Marcelo Ivanir. Web Marketing. In:_____. FAE Business School. Marketing. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jeus, 2002. Cap. 5, p.55-62. . Disponível:< http://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Administracao/Marketing_FAE.pdf >. Acesso em 12 jun 2017.

PINTO, Paulo Romero Strini et al. Ferramentas utilizadas na gestão financeira: um estudo multi-casos em empresas do setor metal-mecânico. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 24.,Salvador...Anais.. Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009. Disponível:< http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_tn_stp_093_628_14670.pdf >. Acesso em 12 jun 2017.

ROCHA, Ednéia Silva Santos et al. Marketing digital em bibliotecas digitais: um estudo sobre a aplicabilidade de ferramentas da Web 2.0. XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação...Anais... – Florianópolis, SC, Brasil, 07 a 10 de julho de 2013. Disponível:< https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1307 >. Acesso em 12 jun 2017.

SALIM, Cesar Simões et al. Marketing. In:______. Administração empreendedora: teoria e prática usando estudos de caso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. cap. 2, p. 67-124.

TELLES, André. Geração digital: como planejar seu marketing para uma geração que pesquisa no Google, se relaciona no Orkut, manda mensagem pelo celular, opina em blogs, se comunica pelo MSN e assiste vídeos no YouTube. São Paulo: Landscape, 2009.

TAMARO, Ana Maria; SALARELLI, Alberto. A Biblioteca Digital. Brasília: Brinquet de Lemos, 2008. cap. 11, p.111-113.




DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n1.38464

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Os documentos disponibilizados por Informação & tecnologia foram licenciados por uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 3.0 Brasil

ISSN 2358-3908

Informação & Tecnologia está registrada e/ou indexada através dos seguintes serviços: