TRADUÇÃO COMENTADA DO ARTIGO: PEDAGOGIA VISUAL / SINAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS DE ANA REGINA CAMPELLO

Autores

  • Sandra Maria Diniz Oliveira Santos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este trabalho consiste numa tradução comentada sobre o processo de tradução realizado por mim. O trabalho inicia primeiramente com a tradução da tese de doutorado de Ana Regina Campello com o tema: Pedagogia Visual / Sinal na Educação de Surdos. A tradução para Língua de Sinais realizada, seguirá de uma análise tecendo comentários destacando as dificuldades e tomadas de decisões que servirão para repensar com cautela na complexidade individual de cada trabalho que se vai traduzir. O texto é em língua portuguesa e apresenta um aspecto relevante, visto ser o português uma língua de modalidade oral-auditiva e distinta da Língua de Sinais, de modalidade visual-gestual. Na realização da tradução é necessário estar atento a questões específicas como, por exemplo, os aspectos culturais e linguísticos do texto de partida e do texto de chegada. Como base teórica utilizou-se idéias de teóricos como Paulo Rónai, Jakobson, Souza Junior, Guerini e outros. Entendemos que a tarefa de traduzir não é uma tarefa simples e não é sustentada pela ideia apenas de saber duas línguas. O ato de traduzir envolve processos desde o conhecimento linguístico à competência tradutória, além do envolvimento do intérprete com a cultura do público alvo. O conhecimento que envolve todo o processo de tradução/interpretação, a escolha lingüística e tomada de decisão são fatores relevantes que ajudam o interprete a estabelecer uma ordem no processo mental, favorecendo um melhor desempenho durante a atividade de tradução.Palavras-chave: Tradução, interpretação, Língua de Sinais, imagética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHOLAMEI JUNIOR, L. A.; VASCONCELOS, M. L. Estudos da Tradução I. Florianópolis: CCE; UFSC, 2008.

______; FERNANDES, L. P. Estudos da Tradução II. Florianópolis: CCE; UFSC, 2008.

CAMPELLO, A. R. S. Pedagogia visual / Sinal na educação dos surdos. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. Estudos surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul: 2007. p. 100-131.

COSTA, M. V. G. Tradução comentada do conto Lizards in Jamshyd’s Courtyard, de Willian Faulkner. 2006. 54f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

FEITOSA, C. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro, Ediouro, 2004.

FERNANDES, L. P; BARTHOLAMEI JUNIOR, L. A. B. Estudos da Tradução II. Florianópolis: CCE; UFSC, 2008.

GUERINI, A. Introdução aos Estudos da Tradução. Florianópolis: CCE; UFSC, 2008.

HEIDERMANN, W. Estudos da Tradução III. Florianópolis: CCE; UFSC, 2009.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

NORD, C. Fatores externos e internos presentes no Modelo de Tradução Orientada para Análise de Textos, 1991.

PEREIRA, M. C. P. Interpretação interlíngue: as especificidades da interpretação de língua de sinais. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 1, n. 21, p. 135-156, 2008.

______. Teoria da tradução. In: FARIA, E. M. B.; ASSIS, M. C. (Org.). Língua Portuguesa e LIBRAS: teorias e práticas, João Pessoa: EdUFPB, 2011.

PIZZIO, A. L.; REZENDE, P. L. F.; QUADROS, R. M. Língua Brasileira de Sinais II. Florianópolis: CCE; UFSC, 2009.

QUADROS, R. M.; PERLIN, G. Estudos surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul: 2007.

______; SOUZA, S. X. Estudos surdos III. Petrópolis: Arara Azul, 2008.

SEGALA, R. R. Tradução intermodal e intersemiótica/interlíngual: português brasileiro escrito para Língua Brasileira de Sinais. 2010. 74f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

STUMPF, M. R. Escrita de Sinais I. Florianópolis: CCE; UFSC, 2008.

THEODOR, E. Tradução: ofício e arte. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1976.

VASCONCELLOS, M. L. B.; QUADROS, R. M. (Orgs.). Questões das pesquisas em Língua de Sinais. Petrópolis, RJ: Arara Azul. 2008.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

SANTOS, S. M. D. O. TRADUÇÃO COMENTADA DO ARTIGO: PEDAGOGIA VISUAL / SINAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS DE ANA REGINA CAMPELLO. Letras et Ideias, João Pessoa, PB, v. 1, n. 1, p. 101–115, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/letraseideias/article/view/26008. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos