O ENSINO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MINHAS VIVÊNCIAS DIÁRIAS

Autores

  • Irakitan Bernardino Santos UFPB Virtual
  • Rosangela Ferreira Melo UFPB Virtual

Resumo

O presente trabalho é proveniente de minhas vivências diárias e aborda como tema “O ensino de Libras na Educação Infantil”, que é garantida pela legalização brasileira, conforme o art. 18 da Lei nº10. 098, de 19 de dezembro de 2000, a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2002. Sabendo que a Lei já tem doze anos e observando as dificuldades encontradas que ainda não foram resolvidas mas na certeza que temos ainda um caminho longo e duro a prosseguir. Destacamos que, mesmo com tantas dificuldades, temos encontrado resultados positivos, como autor e co-autor deste trabalho na literatura pesquisada e na observação da história da educação do surdo em nossa cidade, além da experiência como professor de Libras (surdo), relato as vivências observadas no CREI - Professora Antonieta Aranha de Macedo. Destacando a importância do ensino de Libras na educação infantil, da convivência no ambiente escolar de alunos surdos com alunos ouvintes e destes com professor de Libras surdo, na busca de progressão linguística com interação, de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, que favoreça o desenvolvimento do aluno com a língua de sinais. Assim, torna-se mais fácil o trabalho do ensino de Libras, quando começa a desenvolver-se com crianças surdas e ouvintes na educação infantil. A criança surda aprende a sua língua materna, como primeira língua - LI, e a criança ouvinte aprender uma segunda língua - L2, ambas contribuem para desenvolver os conhecimentos culturais, a construção das identidades e os aspectos sociais da pessoa surda. A escolha do tema surgiu quando comecei a trabalhar na educação infantil e observar o desenvolvimento dos alunos surdos e ouvintes a interação entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBANO, E. C. Da fala à linguagem: trocando de ouvido. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

ANTUNES, C. Inteligências múltiplas: os estímulos, as práticas da Educação Infantil ao Ensino Médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DOS EXPOENTES NA EDUCAÇÃO, Curitiba: PUC, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto Federal nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

CAPOVILLA, F. C. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira: sinais de A a L. 3. ed. São Paulo: USP, 2008.

______. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira: sinais de M a Z. 3. ed. São Paulo: USP, 2008.

GOLDFELD, M. A criança surda. São Paulo: Plexus, 1997.

KELMAN, C. A. Multiculturalismo e surdez: respeito às crianças minoritárias. In: LODI, A. C. B.; MELO, N. D. B.; FERNANDES, E. (Orgs.). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 49-70.

KULCSAR, R. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: FAZENDA, I. C. A. (et al.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 1991. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

LA TORRE, S.; BARRIOS, O. Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

PETERS, C. Deaf American Literature From Carnival to the Canon. Washington, D.C. Gallaudet University Press. 2000.

QUADROS, R. M. Avaliação da Língua de Sinais em crianças surdas na escola. Letras de Hoje, v. 39, n. 3, 2004.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SCHNEUWLY, B. (et al.). Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

SUTTON-SPENCE, R. Imagens da Identidade e Cultura Surdas na Poesia em Língua de Sinais. In: QUADROS, R. M. Questões Teóricas das Pesquisas em Línguas de Sinais. Petrópolis: Arara Azul. 2008.

STRÖBEL, K. L. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. UFSC, 2008.

______. História dos Surdos: Representações “Mascaradas das Identidades Surdas”. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. P. Estudos Surdos II (Orgs.). Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

SANTOS, I. B.; MELO, R. F. O ENSINO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MINHAS VIVÊNCIAS DIÁRIAS. Letras et Ideias, João Pessoa, PB, v. 1, n. 1, p. 116–132, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/letraseideias/article/view/26415. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos