Utilização das ferramentas Google pelos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Odete Máyra Mesquita Coelho, Kleber Lima dos Santos

Resumo


Investiga a usabilidade das ferramentas Google pelos discentes da pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba e sua contribuição na construção de uma inteligência coletiva. A sociedade contemporânea, caracterizada pela crescente evolução das tecnologias digitais de informação e da comunicação, disponibiliza inúmeros recursos para a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativa. Nesse cenário, podemos nos valer das possibilidades oferecidas pela Web 2.0, onde a palavra chave é interação e colaboração para a construção coletiva de conhecimentos. Analisa as várias funções do Google em processos de ensino‐aprendizagem como promotor de ações colaborativas no universo da interatividade virtual, por uma amostra de alunos da pós-graduação, no contexto formal de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Inteligência coletiva. Aprendizagem colaborativa. Google.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Alessandra Conceição Monteiro. Produção coletiva do conhecimento na Web 2.0: descrição e análise das plataformas Zoho, Google e Sloodle e seus potenciais pedagógicos. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.

BRAGA, Eduardo Cardoso. As redes sociais e suas propriedades emergentes como a inteligência coletiva: a criação do comum e da subjetividade. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 2, p. 48-59, jul./dez., 2009.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. A Integração

do Google Sites no Processo de Ensino e Aprendizagem: um estudo com

alunos de licenciatura em matemática da Universidade Virtual do Maranhão. In DIAS, P., OSÓRIO, A. J. (Org.) Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges. Braga: Universidade do Minho, 2009. p. 385-398.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Google Educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. Revista Educaonline. v. 5, p. 17-44, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

______. O que é o virtual?. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

MACHADO, Ana Claudia Teixeira. A ferramenta Google Docs: construção do conhecimento através da interação e colaboração. Revista Paidéi@, v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2013.

MOLINA, M. P.; SALES, D. Knowledge transfer and information skills for

studentcentered learning in spain. Portal: Libraries and the Academy, v. 8, n. 1, p. 53-74, 2008.

O'REILLY, Tim. What is web 2.0. 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2012.

SANTOS, Emanuella; NICOLAU, Marcos. A Cultura Google e o desenvolvimento da inteligência coletiva nas sociedades pós-modernas. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 14., 2012, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2012. p. 1-13.

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: a nova economia das multidões inteligentes. Matosinhos: Quidnovi, 2008.

WIKIPÉDIA. Lista de ferramentas e serviços do Google. Disponível em:. Acesso em: 03 nov. 2012.




DOI: https://doi.org/10.23179/2317-9082

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Locations of visitors to this page
 
 


Gestão & Aprendizagem
ISSN 2526-3102