GESTÃO DO CONHECIMENTO E GAMIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

Autores

  • Lucas Romualdo Fernandes de Sá Universidade FUMEC
  • Fabricio Ziviani Universidade FUMEC Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Luiz Claudio Gomes Maia Universidade FUMEC
  • Fernando Silva Parreiras FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.38661

Palavras-chave:

Gamificação. Gestão do Conhecimento. Ludificação. Medidas de Similaridades.v

Resumo

A aplicação da Gamificação no meio coorporativo está em ascensão no mercado, devido ao potencial de vantagens que essa pode oferecer. As empresas buscam implementar o conceito da Gamificação integrando-o junto à outros ramos, entre eles, a Gestão do Conhecimento (GC). Enquanto ao mesmo tempo, as publicações de artigos e pesquisas científicas também acompanham essa ascensão sobre o tema. E os acadêmicos do Brasil estão a seguir a mesma linha dessa nova tendência. Nessa contextualização o artigo visa estudar como está evoluindo a produção cientifica brasileira sobre a integração entre GC e Gamificação. Para tal estudo, foi feita uma revisão de literatura nacional que identificou que campos de GC, a Gamificação se desenvolveu mais. A revisão foi manual com auxílio do analisador de textos OGMA (MAIA, 2008) que ajuda na identificação de termos de freqüência no corpus, além de permitir análise de similaridades entre estes documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor da Faculdade de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Minas Gerais (FaPP/UEMG).

Fernando Silva Parreiras, FUMEC

Doutor Ciência da Computação Summa Cum Laude pela Universität Koblenz-Landau. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Referências

ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de decisão de decisão. Ci. Inf, v. 32, n. 1, p. 17-22, 2003.

ARORA, Anshu Saxena. Emerald Article: The" organization" as an interdisciplinary learning zone: Using a strategic game to integrate learning about supply chain management and advertising. The Learning Organization, v. 19, n. 2, p. 121-133, 2012.

BARR, Pippin. Video game values: Play as human-computer interaction. 2008.

BAYART, Caroline et al. Serious games: leverage for knowledge management. The TQM Journal, v. 26, n. 3, p. 235-252, 2014.

BELCH, George E.; BELCH, Michael A. Advertising and promotion: An integrated marketing communications perspective. The McGraw− Hill, 2003.

BOULET, Guy. Gamification: The latest buzzword and the next fad. ELearn, v. 2012, n. 12, p. 3, 2012.

CEPTUREANU, Sebastian et al. Knowledge creation/conversion process. Review of International Comparative Management, v. 1, n. 1, p. 150-157, 2010.

CHEONG, Christopher; CHEONG, France; FILIPPOU, Justin. Using Design Science Research to Incorporate Gamification into Learning Activities. In: PACIS. 2013. p. 156.

CHESNEY, Thomas. An acceptance model for useful and fun information systems. Human Technology: An Interdisciplinary Journal on Humans in ICT Environments, v. 2, n. 2, p. 225-235, 2006.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.

CHOU, Yu-Kai. Octalysis: Complete gamification framework. Yu-Kai Chou & Gamification, 2013.

CORREA, Fábio. A Gestão do Conhecimento aplicada ao setor de Tecnologia da Informação. Projetos e Dissertações em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, v. 3, n. 2, 2015.

CRISP, Geoffrey T. Assessment in next generation learning spaces. In: The future of learning and teaching in next generation learning spaces. Emerald Group Publishing Limited, 2014. p. 85-100.

DAVENPORT, Thomas H. Conhecimento empresarial. Elsevier Brasil, 1998.

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Ecologia da Informação. São Paulo: Futura, 1998.

DECI, Edward L.; KOESTNER, Richard; RYAN, Richard M. A Meta-Analytic Review of Experiments Examining the Effects of Extrinsic Rewards on Intrinsic Motivation. Psychological Bulletin, v. 125, n. 6, p. 627-6, 1999.

DETERDING, Sebastian et al. From game design elements to gamefulness: defining gamification. In: PROCEEDINGS OF THE 15TH INTERNATIONAL ACADEMIC MINDTREK CONFERENCE: Envisioning future media environments. ACM, 2011. p. 9-15.

ĎURINÍK, Michal. Gamification in knowledge management systems. Central European Journal of Management, v. 1, n. 2, 2015.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor. Cengage Learning Editores, 2000.

FARLEY, Peter C. Using the computer game “FoldIt” to entice students to explore external representations of protein structure in a biochemistry course for nonmajors. Biochemistry and Molecular Biology Education, v. 41, n. 1, p. 56-57, 2013.

HAMARI, Juho; KOIVISTO, Jonna; SARSA, Harri. Does gamification work?--a literature review of empirical studies on gamification. In: SYSTEM SCIENCES (HICSS), HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON, 47., 2014, IEEE, 2014, p. 3025-3034.

HOFSTEDE, Geert; HOFSTEDE, Gert Jan. Kultury a organizace: software lidské mysli: spolupráce mezi kulturami a její důležitost pro přežití. Linde, 2007.

KENT, Simon. ‘Ahead in the cloud. People Management, june, p. 49-52, 2011.

JENKINS, Henry et al. From serious games to serious gaming. Serious Games: Mechanisms and Effects. Routledge, New York, p. 448-468, 2009.

JENSEN, Matthew. Engaging the learner: Gamification strives to keep the user’s interest. T+ D, v. 66, n. 1, p. 40-44, 2012.

JUUL, Jesper. A casual revolution: Reinventing video games and their players. MIT press, 2010.

JUUL, Jesper. Half-real: Video games between real rules and fictional worlds. MIT press, 2011.

KAPP, Karl M. Games, gamification, and the quest for learner engagement. T+ D, v. 66, n. 6, p. 64-68, 2012.

LOWRY, P. B. et al. Proposing the hedonic-motivation system adoption model (HMSAM) to increase understanding of adoption of hedonically motivated systems. Journal of the Association for Information Systems, v. 14, n. 11, p. 617-671, 2013.

MAIA, L. C. G. Ferramenta para análise de texto, cálculo da similaridade entre documentos e extração de sintagmas nominais. OGMA. 2008. Disponível em: <http://www.luizmaia.com.br/ogma/>. Acesso em: 10 dez. 2016.

MAIA, Luiz Cláudio Gomes; SOUZA, Renato Rocha. Uso de sintagmas nominais na classificação automática de documentos eletrônicos. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 1, p. 154-172, 2010.

MAIA, Luiz Cláudio Gomes; SOUZA, Renato Rocha. Medidas de similaridade em documentos eletrônicos. 2013.

NONAKA, Ikujiro. The knowledge-creating company. Harvard Business Review Press, 2008.

NONAKA, Ikujiro. A dynamic theory of organizational knowledge creation. Organization science, v. 5, n. 1, p. 14-37, 1994.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Elsevier Brasil, 2004.

PAUL, P. VICTER. Knowledge Management using Gamification. 2016.

POLANYI, Michael. The tacit dimension. University of Chicago press, 2009.

POMPE, Andrej; KRAJNOVIĆ, Edita; SALAJ, Alenka Temeljotov. Ustvarjalnost in inovativnost: nujnost sodobnega podjetništva. GEA College, 2011.

PRENSKY, Marc; PRENSKY, Mark. Digital game-based learning. St. Paul, MN: Paragon house, 2007.

RINC, Sergej et al. Integrating Gamification with Knowledge Management. In: MANAGEMENT, KNOWLEDGE AND LEARNING, INTERNATIONAL CONFERENCE. 2014. p. 997-1003.

REINERS, Torsten; WOOD, Lincoln (Ed.). Gamification in education and business. Springer, 2014.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Rules of play: Game design fundamentals. MIT press, 2004.

SCHACHT, Silvia; MORANA, Stefan; MÄDCHE, Alexander. The project world-Gamification in project knowledge management. 2014.

SCHEIN, Edgar H. Organizational culture and leadership. John Wiley & Sons, 2010.

SOUZA, Antonio Carlos Colling de. Criação, codificação e transferência de conhecimento no desenvolvimento de projetos de sistemas de informação em uma organização bancária. 2008.

SPRAGGON, Martin; BODOLICA, Virginia. Knowledge creation processes in small innovative hi-tech firms. Management Research News, v. 31, n. 11, p. 879-894, 2008.

SPRAGGON, Martin; BODOLICA, Virginia. A multidimensional taxonomy of intra-firm knowledge transfer processes. Journal of Business Research, v. 65, n. 9, p. 1273-1282, 2012.

SPRAGGON, Martin; BODOLICA, Virginia. Social ludic activities: a polymorphous form of organizational play. Journal of Managerial Psychology, v. 29, n. 5, p. 524-540, 2014.

STEWART, Thomas A. A riqueza do conhecimento: o capital intelectual e a organização do século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

TREES, L. Gamification in knowledge management: how it works and what your organization should know. APQC. Disponível em: , 2013.

WANG, Wei-Tsong; LAI, Yi-Ju. Examining the adoption of KMS in organizations from an integrated perspective of technology, individual, and organization. Computers in Human Behavior, v. 38, p. 55-67, 2014.

WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press, 2012.

WIEGAND, Thomas; STIEGLITZ, Stefan. Serious Fun-Effects of Gamification on Knowledge Exchange in Enterprises. In: GI-Jahrestagung. 2014. p. 321-332.

XANTHOPOULOU, Despoina; PAPAGIANNIDIS, Savvas. Play online, work better? Examining the spillover of active learning and transformational leadership. Technological Forecasting and Social Change, v. 79, n. 7, p. 1328-1339, 2012.

ZAUNMÜLLER, H. Anreizsysteme für das Wissensmanagement in KMU. Dt. Univ. Verl., Wiesbaden, Germany, 2005.

ZICHERMANN, Gabe; LINDER, Joselin. Game-based marketing: inspire customer loyalty through rewards, challenges, and contests. John Wiley & Sons, 2010.

ZIVIANI, Fabrício. A dinâmica de conhecimento e inovação no setor elétrico brasileiro: proposta de um conjunto de indicadores gerenciais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 18, n. 4, p. 254-255, 2013.

ZIVIANI, Fabrício; DUFLOTH, Simone Cristina; FERREIRA, Marta Araújo Tavares. Compartilhamento, Uso e Transmissão da Informação e Conhecimento na Atividade de Pesquisa: Evidências a partir de um Estudo de Caso. Revista Gestão & Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 1-12, 2010.

ZWIKAEL, Ofer; GLOBERSON, Shlomo. From critical success factors to critical success processes. International Journal of Production Research, v. 44, n. 17, p. 3433-3449, 2006.

ZWIKAEL, Ofer; GONEN, Amnon. Project execution game (PEG): training towards managing unexpected events. Journal of European Industrial Training, v. 31, n. 6, p. 495-512, 2007.

Downloads

Publicado

04-06-2018

Como Citar

Sá, L. R. F. de, Ziviani, F., Maia, L. C. G., & Parreiras, F. S. (2018). GESTÃO DO CONHECIMENTO E GAMIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL. Gestão &Amp; Aprendizagem, 7(1), 46–71. https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.38661

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)