SISTEMATIZAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE SEGURANÇA EM UMA EMPRESA DE ENERGIA

Marcela de Sá Marques Bezerra, Gilson Brito Alves Lima

Resumo


Trabalhar com o conhecimento de forma integrada aos processos de uma empresa desponta a gestão do conhecimento (GC) como uma sistemática de trabalho no ambiente organizacional, almejando atingir os objetivos de uma organização. Nesta abordagem o processo de padronização através do desenvolvimento de procedimentos tem importância relevante, pois representa a experiência implícita da empresa e serve como solução bem sucedida para tarefas complexas, contribuindo para a eficácia e eficiência dos processos. Neste aspecto, o presente estudo tem como objetivo discutir a influência da padronização de procedimentos como estratégia de sistematização do conhecimento, através de uma análise do processo de geração, retenção, disseminação e aplicação do conhecimento. Como opção metodológica, é proposta uma pesquisa classificada como exploratória, bibliográfica, qualitativa e aplicada, suportada por uma pesquisa do tipo survey. Como resultados, são apresentadas as principais contribuições da abordagem da GC, através da identificação do processo de implementação da GC e da discussão da influência da padronização como estratégia de sistematização do conhecimento, através da experiência do caso Petrobras.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Padronização; Procedimentos; SMS.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).