PRODUÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NUCLEAR: UM ESTUDO DE CASO NO IEN/CNEN

Autores

  • Marcia Pires da Luz Bettencourt
  • Regina de Barros Cianconi

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Conhecimento Nuclear, Produção e Compartilhamento de Conhecimento

Resumo

O estudo procurou identificar ações que possam contribuir para a produção e compartilhamento de conhecimentos e informações na Divisão de Radiofármacos do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (IEN/CNEN). A motivação para a pesquisa foi o risco, identificado em relatórios da área nuclear, de perda de conhecimento nessa área nos últimos anos. A gestão do conhecimento foi escolhida como ferramenta para o estudo do problema apontado, por possuir metodologias que visam estimular o processo de produção e compartilhamento de conhecimentos e informações, em empresas privadas e também em instituições públicas, como é o caso do IEN/CNEN. A gestão do conhecimento é uma disciplina relativamente nova, que mesmo não tendo nascido na Ciência da Informação, nela vem buscando sustentação teórica e legitimidade. A pesquisa identifica fatores que influenciam no compartilhamento de informação e conhecimento, tais como: redes sociais, comunidades de prática, ambientes facilitadores de colaboração, cultura organizacional, aprendizagem para formação de competências, e narrativas (storytelling). A revisão da literatura e analise dos dados obtidos, diversas práticas foram identificadas, e foram feitas algumas sugestões. Conclui-se que o estímulo institucional à colaboração e à troca de conhecimentos pode influenciar em resultados positivos em relação a um incremento na produção de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-04-2012

Como Citar

Bettencourt, M. P. da L., & Cianconi, R. de B. (2012). PRODUÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NUCLEAR: UM ESTUDO DE CASO NO IEN/CNEN. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 2, 175–187. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/12479