O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcelo Pupim Gozzi

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, comunidades, aprendizagem, mediação, tecnologia.

Resumo

O avanço do uso das redes de computadores, em especial a Internet, associado às facilidades trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação, tem favorecido a expansão das interações entre pessoas dispersas geograficamente. Profissionais e estudantes têm aproveitado essas oportunidades de comunicação para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio da aprendizagem e conseqüente construção do conhecimento em rede, por meio da formação de comunidades virtuais. Nesse sentido, este artigo vem discutir os aspectos destas comunidades virtuais de aprendizagem que favorecem o processo de gestão do conhecimento. Por meio de pesquisas bibliográficas, tornou-se possível considerar que existe a possibilidade de desencadear um ciclo de gestão do conhecimento em comunidades virtuais orientadas para a aprendizagem, quando as pessoas que a compõe tenham interesses comuns, sentem-se a ela pertinentes e estejam dispostos a aprender, por meio da construção do conhecimento. Torna-se interessante, portanto, utilizar as comunidades virtuais de aprendizagem quando objetiva-se favorecer a construção de conhecimento de forma organizada e gerenciada. Palavras-chave: gestão do conhecimento, comunidades, aprendizagem, mediação, tecnologia.

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Publicado

17-11-2012

Como Citar

Gozzi, M. P. (2012). O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 2(2), 3–14. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/13391

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles