A ADOÇÃO DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Tereza Evâny de Lima Renôr Ferreira
  • Emeide Nóbrega Duarte

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional. Ciência da Informação. Gestão da informação e do conhecimento. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Resumo

A informação é configurada como foco de relevância em várias questões organizacionais. É mediante a informação que a aprendizagem organizacional é construída pelos ativos intangíveis e se configura como fator essencial ao desenvolvimento de uma organização. As organizações de Ensino Superior, em especial, os Programas de Pós-graduação, têm como desafio trabalhar constantemente com o compartilhamento, a produção e a disseminação da informação. Nessa perspectiva, a pesquisa objetiva analisar a adoção da informação na gestão da aprendizagem organizacional do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB. Para isso, identificaram-se dimensões informacionais como elementos construtores da aprendizagem organizacional, formulando um sistema de categorias para realizar o cotejamento. O método adotado é caracterizado por estudo de caso, de abordagem quanti e qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Os instrumentos de pesquisa empregados foram a entrevista e o questionário, configurados na escala Likert, formulados a partir dos elementos do modelo Ciclo da Aprendizagem Organizacional. Para a análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Como achados de pesquisa, constata-se que dos 22 elementos da proposta analisada, 16 são desenvolvidos no PPGCI/UFPB de forma positiva, o que eleva a organização ao patamar de Programa baseado nos conceitos de aprendizagem por meio da adoção da informação. Esses resultados permitem concluir que há compatibilidade entre o modelo estudado e as ações voltadas para a gestão da aprendizagem organizacional no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-09-2012

Como Citar

Ferreira, T. E. de L. R., & Duarte, E. N. (2012). A ADOÇÃO DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 2, 87–103. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/13666