UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO POLÍTICA PARA A AÇÃO DE INTELIGÊNCIA: A POSSIBILIDADE DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA

Bruno Macedo Nathansohn

Resumo


O relato de pesquisa trata da perspectiva política e técnica da produção e gestão de arquivos na administração pública. Tem como objetivo mostrar se existe uma gestão da informação arquivística, no âmbito da Subsecretaria de Inteligência do Estado do Rio de Janeiro (SSINTE), fazendo uma análise sobre a estratégia utilizada pela Instituição, e se essa estratégia proporciona suporte efetivo ao processo de decidir com inteligência. Mostra, a partir dessa constatação, sua relevância no processo de tomada de decisão política. A metodologia proposta contempla a aplicação de entrevista para a compreensão da forma como é planejado o processamento da informação, com o auxílio das tecnologias disponíveis. Contempla-se, com isso, a análise operacional da SSINTE - sua estrutura funcional e o método de processamento da informação – assim como a análise sobre o planejamento estratégico do órgão. O resultado demonstra que, apesar da grande preocupação com a questão técnica do processo, com implantação de recursos de informática, o planejamento estratégico institucional em relação à gestão da informação arquivística ainda se encontra em estágio embrionário. Considera-se que existem etapas referentes a esse tipo de gestão, mas com a utilização de uma terminologia inapropriada, de cunho experimental. O que se constata por meio de depoimentos e revisão bibliográfica. A preocupação da SSINTE resume-se mais ao modelo informático a ser implantado, e menos à uma necessária preocupação com aspectos que abordassem a gestão da informação arquivística. Sugere-se, com isso, a continuidade da pesquisa para a compreensão sobre as fases do ciclo vital da informação.

Palavras-chave


Arquivologia; Ciência da Informação; Gestão da Informação Arquivística; Inteligência Policial; Segurança Pública

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).