SEMIÓTICA ENQUANTO DISCIPLINA CIENTÍFICA: UMA FERRAMENTA PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

Autores

  • Maria Elizabeth Horn Pepulim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Semiótica, Design da informação, Comunicação social.

Resumo

Este artigo aborda a problemática relativa ao uso dos conhecimentos sobre semiótica, enquanto disciplina científica, como ferramenta para contribuir com a eficácia dos processos que envolvem a comunicação nas organizações, independente do caráter destas. Seu objetivo é mostrar a relevância desses conhecimentos serem absorvidos, por elas, como boas práticas destinadas a apoio, compreensão e melhor aproveitamento dos processos de comunicação. A base teórica inicial deste estudo foram algumas concepções de Charles Sanders Peirce, mas o presente artigo avançou através das vozes de outros autores que, também, entendem a importância de desenvolver estudos sobre a significação dos signos que ocorrem, e dos que são utilizados conscientemente, na interação humana. Uma das considerações importantes apontadas ao término deste artigo é a de que já existem estudos que estão indo além de porquê os fenômenos comunicacionais ocorrem para se dedicar ao que fazer para que eles ocorram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Horn Pepulim, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista,Bibliotecária na Fundação Catarinense de Cultura, Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Eletrônica (1973), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde, em 1980, obteve o grau de Especialista em Propagação de Ondas Eletromagnéticas, e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). De 1973 a 1990, exerceu diversos cargos nas Centrais Elétricas do Sul do Brasil S. A., ELETROSUL, nas áreas de telecomunicações e engenharia de controle de processo (Chefe da Divisão de Engenharia de Telecomunicações de 1975 a 1979 e Chefe do Grupo de Projeto do Sistema de Gerenciamento de Energia em Tempo Real, de 1982 a 1990). Mestre em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina onde , também, obteve a titulação de Doutor em Engenharia de Produção. Suas áreas de interesse incluem às Ciências da Cognição em geral e, em particular, a Psicologia Cognitiva e a Ergonomia Cognitiva, Piaget e Lacan. Leciona as disciplinas de “Psicologia Cognitiva”, “Ergonomia Cognitiva”, “Escola do Futuro”, “Aspectos Psicológicos do Trabalho”, “Introdução à Engenharia do Conhecimento”, “Gestão Estratégica do Conhecimento”, “Ensino Inteligente Auxiliado por Computador”, “Educação e Tecnologia”, “Trabalho, Tecnologia e Organização”, “Introdução ao Estudo da Consciência”, “Organizações como Sistemas Complexos” e outras. Com mais de dez livros e mais de 100 artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais defende uma abordagem holística, ecosófica, em que recomenda integrar às ecologias social e ambiental, aquela relativa à subjetividade humana.

Richard Perassi Luiz de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Atualmente, atua como professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Anteriormente, foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação, Semiótica e Educação, desenvolvendo os seguintes temas: Semiótica Visual, Arte e Design, Identidade, Cultura e Comunicação de Marcas.

Downloads

Publicado

04-08-2013

Como Citar

Pepulim, M. E. H., Pereira Fialho, F. A., & Luiz de Souza, R. P. (2013). SEMIÓTICA ENQUANTO DISCIPLINA CIENTÍFICA: UMA FERRAMENTA PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 37–53. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/16031

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles