ANÁLISE COMPARATIVA DAS COMPETÊNCIAS DOS GESTORES DE DESIGN E GESTORES DE ORGANIZAÇÕES COLABORATIVAS FAMILIARES DA VITIVINICULTURA

Autores

  • Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Perfetto Demarchi Universidade Estadual de Londrina
  • Rosane Fonseca de Freitas Martins Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Competências, Gestor de design, Design thinker, Organizações colaborativas familiares

Resumo

Este artigo visa observar quais são as competências individuais utilizadas pelos gestores de organizações colaborativas familiares referenciais (de três empresas do setor da vitivinicultura brasileira) e compará-las com as de Design Thinkers na transmissão do conhecimento e para fomentar a aprendizagem. Como metodologia apresenta natureza descritiva e como delineamento estudo de campo realizado por etnografia visando reforçar o perfil analítico e sintético do designer. Como resultado, descreve o modelo de gestão utilizado nestas organizações, bem como as competências dos gestores ao inserirem e integrarem a inovação (considerando como competência o saber mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, e as habilidades e atitudes no contexto organizacional).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980); 3 cursos de lato-sensu na área de design, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); doutorado em Engenharia e Gestão Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e realizando estágio pos-doutoral na Universidad Politécnica de Valencia. Docente pesquisadora adjunto da Universidade Estadual de Londrina (desde 1985) atua no curso de graduação em Design de Moda e pós-gradução lato sensu de Moda: Produto e Comunição e Gestão de Design. Com experiência na área de Desenho Industrial, e ênfase em Gestão de Design, principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, design thinking, design de moda, atua nas as áreas de design, pesquisa e criação em moda, confecção artesanal, agricultura familiar e organizações colaborativas. Como docente pesquisadora participou e participa de vários projetos de pesquisa. Possui 4 artigos publicados em periódicos Qualis, 3 capítulos em livros e vários artigos científicos completos, publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. Faz parte de comitês científicos de eventos nacionais da área de design e de moda, e também do comitê editorial da revista Projética, do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina e da revista Estudos em Design.

Ana Paula Perfetto Demarchi, Universidade Estadual de Londrina

Pesquisadora de desenvolvimento Tecnológico do conselho nacional de pesquisa (Cnpq) e realizando o estágio pós doutoral pela Capes na Universidade Politécnica de Valencia. Doutora em engenharia e gestão do conhecimento (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração de empresas (2000) pela Universidade Norte do Paraná, graduada em Desenho Industrial (1985) pela Universidade Mackenzie e em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (1982). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, avaliadora de curso e institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e docente de especialização do Instituto Global de Estudos Avançados. Ministrou diversos cursos como professor convidado para o Sebrae. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Gestão do Design, atuando principalmente nas seguintes áreas: Mobiliário; agricultura familiar e vitivinicultura. É coordenadora da Comissão de Pesquisa do Departamento de Design. É professora pesquisadora tendo participado de 08 projetos e atualmente em 03 projetos de pesquisa na área de Gestão de Design e Editorial infantil, sendo coordenadora de 01 na Universidade Estadual de Londrina. É Líder de Grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, na área de Gestão de Design. Possui 05 artigos completos publicados em periódico qualis, 05 Capitulo em livros e vários artigos completos publicados em eventos nacionais e internacionais. Fez parte de comitês científicos em eventos da área de design e faz parte do comitê editorial da Revista Projética do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina.

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Engenharia de Produção/Gestão Integrada do Design (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Administração de Empresas/Marketing (2000) pela Universidade Norte do Paraná/USP (UNOPAR/USP). Especialista em Arquitetura de Interiores (1997) pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL); Especialista em Propaganda e Marketing (1993) pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (CESULON); Graduada em Desenho Industrial (Design) (1989) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no curso de graduação em Design Gráfico, e na pós-graduação em Gestão Estratégica de Design, do qual é coordenadora. Docente na pós-graduação em cursos nas áreas de Design. Docente no Programa de Mestrado em Comunicação Visual da UEL. Líder do grupo de pesquisa em Gestão do Design da UEL e membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Design. Membro do comitê científico de congressos e avaliadora Adhoc de artigos científicos da área de Design; Avaliadora institucional e de cursos de graduação do MEC/INEP/DAES. Editora e membro do conselho editorial da Revista Científica Projética. Membro do Conselho Editorial e do comitê editorial técnico pedagógico Infantojuvenil da Editora da UEL (Eduel). Possui experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design e Comunicação Visual, atuando principalmente nas áreas Design Estratégico e Design editorial infantojuvenil, em que se concentram sua pesquisa.

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

Fornasier, C. B. R., Demarchi, A. P. P., & Martins, R. F. de F. (2014). ANÁLISE COMPARATIVA DAS COMPETÊNCIAS DOS GESTORES DE DESIGN E GESTORES DE ORGANIZAÇÕES COLABORATIVAS FAMILIARES DA VITIVINICULTURA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(2), 107–125. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/17237

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles