EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO: LITERATURA COMPARADA

Autores

  • Antonio Costa Gomes Filho Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carlos Roberto Alves Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Claudineia de Lima Pereira Grupo de Pesquisa (GPACI/DEADM/UNICENTRO)

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Habilidades e Competências, Farmácias, Gestão Empreendedora

Resumo

O objetivo deste artigo é encontrar pontos de conexão entre as literaturas de empreendedorismo e de gestão do conhecimento, levantando as características empreendedoras segundo a literatura da área de empreendedorismo, e também efetuando levantamento das habilidades e competências existentes na literatura sobre Gestão do Conhecimento, com vistas a uma comparação semântica. Os procedimentos são a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, publicações periódicas e virtuais possibilitando conceituar o empreendedorismo e as características empreendedoras, as habilidades e competências sob a perspectiva da gestão do conhecimento voltadas para o ramo farmacêutico. Os resultados mostram um total de 73 documentos na biblioteca da instituição em que a pesquisa foi realizada. Na busca sistemática realizada na Internet, foram levantados os principais artigos publicados em revistas e anais de eventos preliminarmente elencados, que resultou num total de 55 artigos em revistas, 2 artigos em eventos, 10 teses e 50 dissertações que tratam sobre o assunto. Os resultados da análise da literatura mostram que as características empreendedoras são como sinônimos de habilidades, visto que o fato de se possuir características empreendedoras desenvolvidas não garante por si só o sucesso dos empreendimentos, que demandam ação, ou seja, a aplicação do conhecimento, e esse é o conceito de competência. Foram encontradas 14 características empreendedoras ou habilidades necessárias ao gestor do ramo farmacêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Costa Gomes Filho, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professor do Departamento de Administração na UNICENTRO/PR, Líder do Grupo de Pesquisa (GPACI/DEADM/UNICENTRO) e Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional em Administração) PPGADM/UNICENTRO.

Carlos Roberto Alves, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorado em Engenharia Florestal (UFPR). Professor do Departamento de Secretariado Executivo na UNICENTRO/PR, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Engineer’s and managers’ Knowledge for Inovation (UNICENTRO).

Claudineia de Lima Pereira, Grupo de Pesquisa (GPACI/DEADM/UNICENTRO)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Bolsista (Modalidade PAIC/Fundação Araucária) do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Centro Oeste no período 2011/2012.

Downloads

Publicado

15-06-2014

Como Citar

Gomes Filho, A. C., Alves, C. R., & Pereira, C. de L. (2014). EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO: LITERATURA COMPARADA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 115–134. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/17516

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles