ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Neiva Feuser Capponi Unioeste- Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel
  • Denis Dall Asta Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel

Palavras-chave:

Ensino à Distância, Instituição de Ensino Superior Privada, Estratégia

Resumo

A estratégia tem se constituído em fator preponderante na gestão das instituições universitárias. Este artigo tem o objetivo de analisar as estratégias utilizadas para a implantação da modalidade do ensino a distância - EAD em uma instituição de ensino superior privada, desta forma o estudo teve como foco a pesquisa qualitativa. A metodologia adotada para a coleta de dados se deu através do uso da técnica de entrevistas individuais gravadas, bem como a aplicação de um questionário semi estruturado, aplicado a cinco pessoas consideradas estratégicas, por terem participado de todo o processo de estudos e implantação do EAD na instituição. A gravação da entrevista se fez necessária para posterior transcrição e análise dos dados através da abordagem interpretativa. Perceber a estratégia utilizada pela instituição permitiu analisar seus pontos fortes e fracos, no contexto interno, bem como as vantagens competitivas que a fortalecem quando utiliza oportunamente as ameaças proporcionando agilidade e ganhos em seu favor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva Feuser Capponi, Unioeste- Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995). Atualmente é professora - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e UNIVEL - União Educacional de Cascavel. Pós graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Docência no Ensino Superior pela UNIPAN. Mestre em Administração - Curso de Mestrado - Minter pela PUC/UNIVEL.

Denis Dall Asta, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel

graduação em Ciências Contábeis pela Fecivel - Faculdade de Ciências e Letras de Cascavel; (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). , professor Adjunto e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste Campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

22-12-2015

Como Citar

Capponi, N. F., & Dall Asta, D. (2015). ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO À DISTÂNCIA POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA: UM ESTUDO DE CASO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(2), 226–239. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/18499

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles