A INTERAÇÃO DE CONHECIMENTOS NOS SISTEMAS DE INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ESTUDOS PUBLICADOS E AS FORMAS DE INTERAÇÃO

Ademar Schmitz, Ana Santos Delgado, Mariana Pessini Mezzaroba, Gertrudes Aparecida Dandolini, João Artur de Souza

Resumo


Considerando a importância do conhecimento para a inovação, bem como a importância da interação entre os componentes de um sistema de inovação, este artigo busca através de um levantamento sistêmico da literatura identificar as formas de interações de conhecimento nos sistemas de inovação. A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada nas bases de dados Scopus, Engineering Village, Web of Science e EBSCO em setembro de 2013, e estruturou um portfólio composto por 150 artigos. As publicações foram realizadas ao longo dos últimos 18 anos, com uma concentração de publicações maior nos últimos anos. Não há destaque para autores ou periódicos nesta área, e nenhuma edição de periódico específica sobre o tema foi encontrada. Embora apenas uma definição explícita do termo tenha sido encontrada (vários artigos o usam, mas não o definem), várias formas de interação foram encontradas e são descritas. A principal contribuição científica do artigo é a explicitação da superficialidade com que o tema interações de conhecimento no âmbito dos sistemas de inovação tem sido tratado, apontando a necessita de estudos teóricos e empíricos mais aprofundados para verificar como as interações de conhecimento ocorrem e a importância das mesmas no processo de inovação.

Palavras-chave


Inovação; Sistemas de Inovação; Gestão do Conhecimento; Interação de Conhecimento; Bibliometria

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).