ANÁLISE E GESTÃO DE ANÁLISE DE REDES DE COLABORAÇÃO ENTRE PESQUISADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU COM A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL SCRIPTLATTES

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Luc Marie Quoniam, Emerson Antônio Maccari, Vladmir Oliveira da Silveira

Resumo


A ferramenta computacional Scriptlattes extrai informações acadêmicas e profissionais dos currículos de pesquisadores cadastrados no CNPq, cria relatórios de produção e mapas geográficos de investigação, além de identificar as redes multidisciplinares de colaboração entre pesquisadores. O objetivo deste trabalho é demonstrar a eficácia do Scriptlattes na montagem e apresentação das redes de colaboração entre pesquisadores de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na área de Administração, Engenharia de Produção e Direito. Após a montagem manual das listas de alimentação da ferramenta, módulos computacionais específicos se encarregaram da extração de informações diretamente da Plataforma Lattes, exclusão de redundâncias, e montagem e disponibilização on line das redes de colaboração. Os resultados apresentados confirmam a eficácia do Scriptlattes no tangente à análise das redes multidisciplinares entre pesquisadores, assim como na disponibilização das informações em páginas que podem ser facilmente acessadas na internet. Esta sistemática permite a visualização dessas informações por qualquer interessado em qualquer lugar do mundo o que contribui para a transparência em pesquisa, especialmente no tocante à apresentação dos colégios invisíveis.

Palavras-chave


Scriplattes; Redes; Stricto Sensu; Ciência da Informação; Administração.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).