GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA ESTÉTICA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Inara Antunes Vieira Willerding Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Micheline Guerreiro Krause Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Édis Mafra Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas. Estética Organizacional. Gestão do Conhecimento. Aprendizagem Organizacional.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar a percepção dos colaboradores de uma organização de base tecnológica do Estado de Santa Catarina sobre o treinamento e desenvolvimento, à luz da estética organizacional como facilitadora da Gestão do Conhecimento. A pesquisa se classifica como qualitativa, exploratória, e como estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se da revisão da literatura e entrevistas semiestruturadas, tendo como temática as práticas de trabalho, processos de aprendizagem e interações. Por meio da identificação das percepções de seis colaboradores entrevistados, foi possível concluir que a intensidade de sentimentos, expectativas, desafios e dificuldades exigem das organizações uma maior atenção ao treinamento e desenvolvimento dos novos colaboradores, uma vez que estes estarão fazendo a leitura do ambiente e ajustando-se à organização. O valor da presente abordagem reside em seu enfoque no estabelecimento dos primeiros vínculos que nortearão o desempenho dos colaboradores e que influenciarão processos de aprendizagem, uso e compartilhamento do conhecimento na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inara Antunes Vieira Willerding, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda e mestre na área de Gestão do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pesquisadora. Membro do Grupo de Pesquisa de Inovação em Ciência e Tecnologia – UFSC/CNPq. Bacharel em Administração, com habilitação em Marketing pela Faculdade Energia de Administração e Negócios – FEAN. Atuante nas linhas de pesquisa referente à Empreendedorismo, Conhecimento e Inovação, e Tecnologias da Informação e Ensino/Aprendizagem. Consultora empresarial. Professora do curso de Bacharelado em Administração e do curso de Design Gráfico da FEAN. Professora orientadora em 2011 do Curso de Especialização, Modalidade Educação a Distância pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, especialização Lato Sensu em Gestão Pública e desde 2012 a 2014, no curso de especialização Lato Sensu em Gestão em Saúde em 2014. Professora da Fundação dos Administradores de Santa Catarina – FUNDASC entre outras instituições de pós-graduação. Coordenadora do Setor Editorial da Gráfica Editora Energia, na qual desenvolve também atividades de designer editorial. Autora de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, nacionais e internacionais.

Micheline Guerreiro Krause, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC , Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM/RJ, Graduada em Relações Públicas - Comunicação Social. Autora de artigos em periódico científico e em anais, e de capítulos de livros.

Édis Mafra Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc - France).Engenheira civil, Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina); Consultora Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano e Empreendedorismo e; coordenadora de projetos da Editora Pandion. Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores - ENE da UFSC. Coordenou vários projetos de Pesquisa e de Extensão. É autora de livros e vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos e orientou dezenas de mestres e doutores.

Downloads

Publicado

06-06-2016

Como Citar

Willerding, I. A. V., Krause, M. G., & Lapolli, Édis M. (2016). GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA ESTÉTICA ORGANIZACIONAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 141–154. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/23090

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles