ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA SOBRE A GOVERNANÇA CORPORATIVA NO SETOR DA SAÚDE

Autores

  • Sonia Francisca Monken Universidade Nove de Julho, Brasil
  • Lara Jansiski Motta Universidade Nove de Julho, Brasil.
  • Christiane Garrido Schwach Universidade Nove de Julho, Brasil.
  • Claudio Miraldo Oliveira

Palavras-chave:

Governança corporativa. Saúde. Bibliometria. Organizações de saúde. Setor saúde.

Resumo

O presente artigo se propõem a apresentar uma análise das produções científicas nacionais com o foco nas pesquisas sobre governança corporativa no setor da saúde. Foi realizada uma pesquisa bibliométrica utilizando-se a base de dados do software Harzing, utilizando-se a metodologia Publish or Parish© O estudo abarcou duas fases (i) pesquisa documental e bibliográfica, e (ii) a análise dos resultados bibliométricos. Foi realizada pesquisa no período de 2004-2014, a query realizada apresentou nos relatórios de produção 621 autores com 4.571 citações. O ano de 2010 apresentou o maior número de publicações, embora as publicações no ano de 2007, têm concentrado maior número de citações. A partir dos dados de publicação infere-se uma tendência de tratar-se da governança corporativa em saúde, ligado às entidades sem fins lucrativos ou organizações governamentais. A Governança Corporativa no setor da saúde vinculada às organizações privadas, infere-se uma discussão ainda incipiente e vinculada aos institutos de ensino e pesquisa, bem como entidades de classe. A mensuração bibliométrica permitiu a análise quantitativa dos produtos da literatura e suas de literatura e suas referências e citações. Esses resultados da literatura foram agrupados matrizes. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão da produção cientifica no setor saúde acerca da governança corporativa, mapeando as fontes de produção do conhecimento e evidenciando a necessidade de aprofundamento do tema na área, da amplitude multifacetada do setor da saúde para se apropriar das ações de governança corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Francisca Monken, Universidade Nove de Julho, Brasil

Doutora em Saúde Pública pela Universidade São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Nove de Julho, Brasil.

Lara Jansiski Motta, Universidade Nove de Julho, Brasil.

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Nove de Julho, Brasil.

Christiane Garrido Schwach, Universidade Nove de Julho, Brasil.

Mestranda em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde pela Universidade Nove de Julho, Brasil.

Claudio Miraldo Oliveira

Mestrando em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde pela Universidade Nove de Julho, Brasil.

Downloads

Publicado

16-10-2015

Como Citar

Monken, S. F., Motta, L. J., Schwach, C. G., & Oliveira, C. M. (2015). ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA SOBRE A GOVERNANÇA CORPORATIVA NO SETOR DA SAÚDE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 57–68. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/26179

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles