COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UMA PERSPECTIVA DOS GESTORES DAS EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO

Autores

  • Lidiane Cássia Comin Faculdade Meridional (IMED).
  • Eliana Andréa Severo Faculdade Meridional (IMED). http://orcid.org/0000-0002-5970-4032
  • Camila Fortuna Dall Agnol Faculdade Meridional (IMED).
  • Luciane Soares de Medeiros Faculdade Meridional (IMED).
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professor do Centro de Engenharias.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Competências Gerenciais, Agronegócio

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as competências gerenciais sob a percepção dos gestores em suas tomadas de decisões. A fundamentação teórica apresenta uma breve discussão dos conceitos de competências que auxiliam no entendimento do estudo. A coleta dos dados foi realizada com 149 gestores de empresas que atuam no setor do agronegócio, a técnica utilizada para análise destes dados foi a análise fatorial exploratória, sendo possível a extração de seis fatores principais que agruparam as variáveis do estudo de forma diferenciada ao modelo inicial do estudo proposto, criando assim uma nova escala estatística que pode ser utilizada em futuras investigações empíricas para mensurar as competências gerencias em diferentes contextos de estudo. Corroborando com a literatura, o estudo apresenta um framework identificando seis dimensões pelas quais os gestores percebem e reconhecem as competências necessárias no processo de gestão das empresas do agronegócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Cássia Comin, Faculdade Meridional (IMED).

Mestranda em Administração pela Faculdade Meridional (IMED).

Eliana Andréa Severo, Faculdade Meridional (IMED).

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Atualmente é professora do Mestrado em Administração e da Graduação em Administração da Faculdade Meridional (IMED/RS).

Camila Fortuna Dall Agnol, Faculdade Meridional (IMED).

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional (IMED).

Luciane Soares de Medeiros, Faculdade Meridional (IMED).

Mestranda em Administração pela Faculdade Meridional (IMED).

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professor do Centro de Engenharias.

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Atualmente é professor do Centro de Engenharias da UFPEL.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Comin, L. C., Severo, E. A., Dall Agnol, C. F., Medeiros, L. S. de, & Guimarães, J. C. F. de. (2017). COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UMA PERSPECTIVA DOS GESTORES DAS EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 232–247. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles