LEALDADE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NA ÁREA DE MARKETING NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2010 E 2016

Autores

  • Vanessa Unfried Fenner Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo (UFFS)
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Palavras-chave:

Bibliometria, Retenção de clientes, Modelos de mensuração. Marketing. Lealdade.

Resumo

Este trabalho caracteriza os estudos científicos brasileiros publicados em Marketing sobre o tema lealdade. Realiza-se um estudo bibliométrico aliado a avaliação de modelos de mensuração presentes nos artigos pesquisados. Foram pesquisados artigos científicos publicados no período de 2010 a 2016, em periódicos científicos nacionais com ênfase em Administração, cuja classificação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é igual ou superior a B2, e nos anais dos eventos Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EMA) e Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EnANPAD). Foram analisados 59 estudos, adequados ao propósito da pesquisa e ao período desejado. Os resultados indicam a predominância de estudos empíricos e quantitativos. Observa-se que as técnicas de amostragem utilizadas foram predominantemente não probabilísticas e a ausência de justificativa e de sugestões para futuras pesquisas em alguns estudos. Por outro lado, verifica-se o uso expressivo da estatística multivariada dentre as técnicas de análise de dados, um grande número de artigos desenvolvidos em coautoria e a presença de modelos de mensuração em grande parte dos estudos. Conclui-se que as áreas de Marketing e lealdade necessitam de estudos que preservem os pontos fortes já presentes nas pesquisas atuais – tais como o emprego de técnicas estatísticas robustas nas análises e a produção em coautoria – e se preocupem em superar suas fragilidades, utilizando técnicas de amostragem probabilísticas, realizando análises mais profundas por meio de pesquisas qualitativas e apresentando justificativa e sugestões para futuros pesquisadores.

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Biografia do Autor

Vanessa Unfried Fenner, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo (UFFS)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo (UFFS)

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Doutora em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-UFRGS) Professora Adjunta do Curso de Administração da UFFS- Campus Cerro Largo Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS- Campus Cerro Largo

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Publicado

22-12-2017

Como Citar

Fenner, V. U., & Visentini, M. S. (2017). LEALDADE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NA ÁREA DE MARKETING NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2010 E 2016. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(2), 175–198. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles