MATURIDADE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MODELOS DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Kraemer Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-6977-4061
  • Patricia de Sá Freire Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Palavras-chave:

maturidade, modelo de maturidade, gestão do conhecimento, revisão sistemática da literatura

Resumo

Muitos modelos de maturidade de gestão do conhecimento foram criados no ambiente acadêmico e por consultorias e a maioria deles é baseada no Capability Maturity Model. A diversidade e escala de publicações fez com que o campo de pesquisa fique cada vez mais confuso, sendo necessário analisar e estruturar o campo de uma forma sistemática. O objetivo do artigo é analisar as publicações científicas da última década sobre maturidade de gestão do conhecimento. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com base em uma revisão sistemática da literatura, consultando as bases internacionais Scopus e Web of Science. As publicações analisadas puderam ser categorizadas entre cinco diferentes abordagens sobre maturidade de gestão do conhecimento: (1) que propõe um novo modelo; (2) que relacionam maturidade com outra variável; (3) que analisam a mudança dos níveis de maturidade; (4) que aplicam em diversas organizações; (5) que analisam os modelos previamente existentes. A análise desse campo mostra que o tema maturidade de GC é um campo fértil de pesquisa que oferece várias possibilidades. Muitas críticas aos modelos se referem à excessiva carga depositada na tecnologia, mas novos caminhos com foco em pessoas e aprendizagem estão surgindo. Porém, ainda se faz necessário mais estudos teórico-empíricos para verificação de consistência e validação desses modelos. Outra contribuição é a identificação da lacuna de conhecimentos sobre a comparação da maturidade de gestão do conhecimento entre empresas e países, visto que os modelos poderiam ser utilizados para tal.

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Biografia do Autor

Rodrigo Kraemer, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC

Patricia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento/UFSC

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento/UFSC, Brasil.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento/UFSC, Brasil.

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Publicado

25-03-2017

Como Citar

Kraemer, R., Freire, P. de S., Souza, J. A. de, & Dandolini, G. A. (2017). MATURIDADE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 66–79. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles