PERSPECTIVAS DE ESTUDOS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DA MODA E DO VESTUÁRIO, POR MEIO DE ANÁLISE SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Marcio José Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM http://orcid.org/0000-0002-1767-7574
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGÁ - UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Palavras-chave:

Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Indústria do Vestuário, Indústria de Moda.

Resumo

O setor do vestuário é expressivo no ponto de vista econômico do Brasil, sendo o quarto maior produtor de vestuário do mundo. A criação, compartilhamento e aplicação de técnicas de gestão do conhecimento contribuem, tanto para a competitividade, quanto para o aprendizado organizacional e vêm sendo utilizados como estratégia competitiva e de inovação nas empresas. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma revisão bibliográfica sistemática, para identificar os estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como teses e dissertações que tratam sobre a gestão do conhecimento ou do conhecimento nas indústrias ligadas ao setor de moda e vestuário. A análise das publicações encontradas dividiu-se em: relação dos trabalhos encontrados; palavras-chave utilizadas nos trabalhos; objetivos e metodologia utilizados nas publicações encontradas. Os resultados sugerem os trabalhos encontrados entre os anos de 2003 e 2015, a existência de variadas formas de abordagem quanto aos objetivos, bem como aponta as estratégias e tipos de pesquisa mais utilizados. Por fim, traz recomendação para a continuidade nas pesquisas que abordem o tema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio José Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Docente do Departamento de Design e Moda da Universidade Estadual de Maringá.

Cláudia Herrero Martins Menegassi, CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGÁ - UniCesumar

Docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

Silva, M. J., & Menegassi, C. H. M. (2018). PERSPECTIVAS DE ESTUDOS SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DA MODA E DO VESTUÁRIO, POR MEIO DE ANÁLISE SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(3), 192–208. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles