GESTÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEXTOS JORNALÍTICOS

Autores

  • Maria Lúcia Corrêa Neves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Almeida Marcon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dorzeli Salete Trzeciak UFSC
  • Elpídio Ribeiro Neves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Vantagem Competitiva, Estratégia, Gestão da Informação, Publicidade, Mídia e Conhecimento

Resumo

As publicações não acadêmicas, dentre elas as jornalísticas, comparadas aos artigos acadêmicos, apresentam maior capacidade de influenciar o cotidiano empresarial, sobretudo, em função da utilização de linguagem didática e acesso aos empresários, podendo interferir na receptividade aos modelos organizacionais. Nessa direção, o objetivo desse estudo é investigar a abordagem de textos jornalísticos dirigidos ao público empresarial, acerca das iniciativas de adoção de gestão do conhecimento no Brasil. Para tanto, é realizada pesquisa documental direcionada para a base eletrônica Exame.com, site que reúne o conteúdo das principais revistas brasileiras direcionadas ao público empresarial. O conjunto de documentos identificados é sintetizado em duas categorias de abordagem: (a) gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva; e (b) gestão do conhecimento como práticas associadas a um dos três pilares (dimensão humana, tecnológica ou processos). Os resultados mostram que a abordagem de gestão do conhecimento, nos textos jornalísticos: (1) inicialmente, é coerente com a abordagem dos textos científicos, apresentando gestão do conhecimento, frequentemente, como abordagem estratégica e o conhecimento como fonte de vantagem competitiva; (2) gradativamente, passa a abordar a gestão do conhecimento como um conjunto de práticas relacionado à dimensão humana ou tecnológica; (3) tende a enfatizar a dimensão humana, tratando, algumas vezes, a gestão do conhecimento como processo de gestão de pessoas; (4) é crítica em relação à efetividade dos modelos e “modismos” gerenciais; (5) oferece contribuição reduzida para o conhecimento sobre processos, eficiência operacional e diálogo entre gestão do conhecimento e inovação; (6) menciona nos textos, produção acadêmica internacional. Como estudos futuros, recomenda-se a ampliação desta pesquisa, investigando outras fontes não acadêmicas ou outros atores sociais.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Corrêa Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) - Universidade Federal de Santa Catarina

Gabriela Almeida Marcon, Universidade Federal de Santa Catarina

Membro dos quadros da Advocacia-Geral da União. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina

Dorzeli Salete Trzeciak, UFSC

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPEGC)

Elpídio Ribeiro Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) - Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

Neves, M. L. C., Marcon, G. A., Trzeciak, D. S., & Neves, E. R. (2018). GESTÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL: A ABORDAGEM DOS TEXTOS JORNALÍTICOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(3), 228–242. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles