POLÍTICAS DE GESTÃO DE ACERVOS: POSSÍVEIS FONTES DE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO NOS MUSEUS

Autores

  • Raquel França Garcia Augustin Sem afiliação institucional.
  • Cátia Rodrigues Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais/ Professora adjunta.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Políticas de Gestão de Acervos, Preservação, Museu

Resumo

As políticas de gestão de acervos se configuram como fontes de informação para o público e para a equipe da instituição museológica. Auxiliares ao processo de tomada de decisão com base no modelo racional, os documentos são confeccionados como guias de orientação, delegação de responsabilidades e disseminação de informação quanto aos processos de gerenciamento técnico dos acervos executados no museu. A presente pesquisa visa analisar as políticas de gestão de acervo disponibilizadas via web pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, Fundação Joaquim Nabuco, Casa de Oswaldo Cruz e Museu Paraense Emilio Goeldi, no sentido de analisar as políticas de gestão de acervos como possíveis fontes de informação com diretrizes para a tomada de decisão relacionada à preservação do patrimônio musealizado. Apresentam-se conceitos e temáticas como fontes de informação, tomada de decisão e políticas de gestão de acervos, a fim de analisá-los e correlacioná-los. Concluiu-se que as políticas apresentaram distintos níveis de aprofundamento nos aspectos dos processos analisados, disseminando informações principalmente quanto a etapas processuais e critérios vinculados às tomadas de decisão. Por fim, observou-se que a temática da preservação era evidente na composição do texto das políticas de gestão de acervos e na valorização dos processos componentes como aspectos condicionantes da musealização dos bens culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel França Garcia Augustin, Sem afiliação institucional.

Mestre em Ciência da Informação, UFMG, Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. Sem afiliação institucional.

Cátia Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais/ Professora adjunta.

Departamento de organização e tratamento da informação. Área de ciência da informação. Pós doutorado em Museologia pela Universidade de Québec em Montréal ( UQÀM- 2014).

Downloads

Publicado

30-04-2018

Como Citar

Augustin, R. F. G., & Barbosa, C. R. (2018). POLÍTICAS DE GESTÃO DE ACERVOS: POSSÍVEIS FONTES DE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO NOS MUSEUS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(1), 134–154. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles