A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE REGIME DE INFORMAÇÃO NOS PERIÓDICOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Maria Meriane Vieira Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • João Henrique Lucena da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Palavras-chave:

Regime de Informação, Redes Sociais, Ciência da Informação, NetDraw, UCINET.

Resumo

Levanta, por meio do Portal de Periódicos da Capes, quais os periódicos da área de Ciência da Informação com Qualis A1, A2, B1 e B2 tem pesquisas publicadas com a temática Regime de Informação, quais as coautorias, os periódicos que mais publicaram e as regiões do Brasil. O aporte teórico está estruturado na Comunicação Científica, a partir de Targino (2000), em Análise de Rede Social (ARS) com base em Marteleto (2001) e Regime de Informação a partir de González de Gómez (1999, 2002, 2003). A dimensão metodológica estrutura-se na combinação do levantamento no Portal de Periódicos da Capes, na Plataforma Sucupira e no Currículo Lattes. Os desenhos metodológicos de coleta e análise dos dados se desenvolvem com base nosso ftwares UCINET e NetDraw, comumente utilizados para análise de redes. Os resultados identificam a publicação de 26 artigos científicos sobre a temática Regime de Informação em 18 periódicos. Destes, 55% é classificado como Qualis B1. A temática Regime de Informação foi mais discutida nos periódicos Perspectivas em Ciência da Informação, LiiNC em Revista, Encontros Bibli e Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. Constata-se que a maioria dos autores possui vínculo em instituições localizadas na região Sudeste, Nordeste e Centro Oeste, destacando-se a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Conclui-se que o diálogo entre pesquisadores e instituições sobre a temática Regime de Informação tende a se ampliar, fazendo-se necessário fortalecer o debate e a publicação nos periódicos na área de Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Meriane Vieira Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Professora Efetiva do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

João Henrique Lucena da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Bibliotecário da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Política Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba.

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora Efetiva do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

Rocha, M. M. V., Costa, J. H. L. da, & Silva, A. K. A. da. (2018). A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE REGIME DE INFORMAÇÃO NOS PERIÓDICOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(3), 255–275. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles