DIREITOS HUMANOS E REPRODUÇÃO DAS NOÇÕES DE JUSTIÇA COMO VALOR PARA NATURALIZAÇÃO DA DESIGUALDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i1.26747

Palavras-chave:

Justiça e igualdade, Reprodução de valores, Naturalização da desigualdade

Resumo

O objetivo do presente artigo - parte de tese doutoral defendida pela autora - é oferecer subsídios para o conhecimento das determinações e mediações sobre a noção de justiça e o processo de naturalização da desigualdade. Conclui que uma sociedade desigual, ao invés de lidar com a desigualdade no sentido de eliminá-la, aprofunda-a, se valendo, para tanto, entre outras estratégias de controle, de uma visão formal de justiça. O texto assinala que Marx critica a concepção liberal sobre o direito, refletida na tensão entre justiças formal e concreta. Aquela diz que um ato é justo quando resulta da aplicação de certa regra. Mas quando dizer que ela é justa? Esse raciocínio abstrai quem determina as leis e não questiona os valores que estão na base dos critérios que as definem. O problema com o qual se procura dialogar é: Na tensão entre o formal e o concreto, qual a relação entre a cultura que reparte os homens em superiores e inferiores, a noção de justiça praticada na sociedade e a naturalização da desigualdade? A hipótese é a de que essa cultura conservadora, implícita nas práticas cotidianas, que por consequência, prioriza a noção de justiça que diz "a cada qual segundo sua posição", que pode ser a base social para a naturalização, o consentimento e a legitimação das próprias desigualdades e pobrezas extremas, se faz presente, reproduzida por tradição nas relações sociais. A fundamentação para apreender o objeto foi o aporte teórico-metodológico da teoria social crítica. Estes fundamentos e conceitos acompanharam o processo da reprodução desses valores que reparte os homens em “superiores” e “inferiores” apontando o embate entre a concepção do Princípio de Justiça e sua materialização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Marinho Falcão, UFPE

Doutora em Serviço Social (UFPE); Mestra e Especialista em Comunicação (UFPE), Graduada em Serviço Social (UFPE); Professora de Serviço Social no Centro Universitário Maurício de Nassau (Recife).

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: EMC, 2002.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

KOSÍK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARX, Karl. Critica ao programa de Gotha. In: Marx e Engels – Textos Volume I. São Paulo: Edições Sociais, 1977.

_____. O capital (volume I – tomo 1). São Paulo: Abril Cultural, 1983.

_____ . Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.

_____. Los debates de la VI Dieta Renana sobre la ley castigando lósrobôs de leña. In: Escritos de Juventud. (Wenceslao Roces – org.). México: Fondo de Cultura, Siglo XXI, 1987.

MUSTAFÁ, Alexandra. Crítica à teoria da justiça como equidade de John Rawls. In:Presença Ética. Recife: GEPE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ética) /UFPE. Nº 02, 2002.

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Porto Alegre: L&PM, 2009.

SHAKESPEARE, William, 1564-1616. O mercador de Veneza. Tradução Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre, RS: L&PM, 2007.

Downloads

Publicado

11-04-2017