RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NA BUSCA DA DIGNIDADE HUMANA A PARTIR DO PENSAMENTO DE ISTVÁN MÉSZÁROS

Autores

  • Roberto Ramos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Faculdades Integradas de Patos (FIP)

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i1.28075

Palavras-chave:

Educação, trabalho, dignidade humana.

Resumo

A presente obra é uma análise acerca da relação entre educação e trabalho, visando o alcance da dignidade da pessoa humana. Utiliza-se de levantamento bibliográfico de textos de matizes críticas, principalmente as do filósofo István Mészáros. Objetiva-se questionar a ideia de que a educação está limitada em preparar a pessoa para o mercado de trabalho. Defende-se que é por meio do trabalho que o ser humano satisfaz suas necessidades e alcança a dignidade, o que resta prejudicado na medida em que o resultado da atividade laboral não mais pertence ao trabalhador, mas sim a uma terceira pessoa. Já a educação em vez de preparar a pessoa para exercer sua cidadania, limita-se em capacitar o sujeito ao mercado de trabalho, isto é, preparar mão de obra a serviço de quem detém o domínio do produto do trabalho. Portanto, ao termo da pesquisa é indicado o modo de superar as distorções apontadas anteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Ramos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Faculdades Integradas de Patos (FIP)

Graduado em Direito (Unipê), Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB e Doutorando em Ciências Jurídicas pela UFPB. Professor de Graduação e Especialização.

Referências

ANTUNES, Caio. A educação em Mészáros: trabalho, alienação e emancipação. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados, 2012.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Tradução: Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

Engels, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Tradução: Leandro Konder. 2ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. V.2 (Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo). Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

LESSA, Sérgio. “Prefácio”. Engels, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Tradução: Leandro Konder. 2ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MARSHALL, Thomas Humphrey. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MÉSZÁROS, ISTVÁN. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

______. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2011.

PORTELLI, Huges. Gramsci e o bloco histórico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

SADER, Emir. “Prefácio”. MÉSZÁROS, ISTVÁN. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

Downloads

Publicado

11-04-2017