A CONCEPÇÃO DE EMANCIPAÇÃO EM JÜRGEN HABERMAS

Autores

  • Matheus Maria Beltrame UEPB

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i1.38729

Palavras-chave:

Emancipação, Linguagem, Reflexão, Interação, Habermas.

Resumo

Neste artigo objetiva-se apresentar os fundamentos e a concepção de emancipação em Jürgen Habermas no período de sua obra que engloba Teoria e práxis, Técnica e ciência como “ideologia” e Conhecimento e interesse. Trata-se de um recorte da tese A teoria da emancipação em Karl Marx e Jürgen Habermas. Para tal propósito analisa-se as concepções que fundamentam a problemática emancipatória habermasiana deste período. Neste sentido, os conceitos de trabalho, interação, linguagem, interesse, reflexão, reconstrução e ciência são apresentados também como os constituintes da dimensão emancipatória. E a concepção habermasiana de emancipação se constitui neste universo da linguagem, reflexão, interação e interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUPEYRIX, Alexandre. Compreender Habermas. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Trad. José N. Heck. Rio de Janeiro: Guanabara. 1987.

______. Conhecimento e interesse. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora Unesp, 2014a.

______. Teoria e práxis: estudos de filosofia social. Trad. Rúrion Melo. São Paulo: Ed. Unesp. 2013.

______. Técnica e ciência como “ideologia”. Trad. Felipe Gonçalves Silva. São Paulo: Editora Unesp, 2014b.

LUCHI, José Pedro. A superação da filosofia da consciência em J. Habermas: a questão do sujeito na formação da teoria comunicativa da sociedade. 1999. Tese (Doutorado em filosofia) – Facultas Philosophiae, Pontificia Universitas Gregoriana, Roma.

NIELSEN, Kai. Can there be an emancipatory rationality? Crítica: Revista hispanoamericana de filosofía. V. 8, N. 24, 1976.

NOBRE, Marcos; REPA, Luiz (Orgs.). Habermas e a reconstrução. Sobre a categoria central da teoria crítica habermasiana. Campinas: Papirus. 2012.

REIS, Fábio Wanderley. Política e racionalidade: problemas da teoria e método de uma sociologia crítica da política. 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

REPA, Luiz. Apresentação à edição brasileira. In: HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora Unesp, 2014a.

ROHDEN, Valério. Interesse da razão e liberdade. São Paulo: Ática. 1981.

SEVILLA, Sergio. La transformación materialista de la filosofía transcendental. Daimon, nº I. 1989. p. 159-175.

Downloads

Publicado

14-05-2018