O CUIDADO DE SI ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

Autores

  • Adão Ademir SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS
  • Marlene Gomes TERRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS
  • Mariam Oliveira GONÇALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Valquíria Toledo SOUTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar as produções científicas brasileiras de Enfermagem na temática do cuidado de si a partir de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em enfermagem do Brasil. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura cuja coleta de dados utilizou as palavras cuidado de si e cuidar de si, no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e nos catálogos do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem. Resultados: Constatou-se que foram produzidos ao total 274 estudos científicos pela enfermagem, e aplicando-se os critérios de inclusão, a amostra foi composta por 32 publicações pertinentes à temática investigada. A análise ocorreu pelo mapeamento estatístico e análise de conteúdo temática. A partir das leituras dos resumos das teses e dissertações foi possível apreender os significados expressos nos estudos que mostram a co-ocorrência das seguintes grandes categorias: cuidado de si e cuidado do outro como atividade essencialmente humana e interrelacionadas; dificuldade do profissional de enfermagem olhar para si e cuidar de si; influência do modelo biomédico no cuidado do outro e cuidado si. Conclusão: Os achados indicam que o cuidado de si é complexo; engloba o cuidado físico, mental e espiritual, relacionado a necessidade humana de viver em grupo e em harmonia; é uma busca pelo autoconhecimento, mas acontece no encontro com o outro, evidenciando o humano como ser de relações. DESCRITORES Enfermagem. Cuidados de Enfermagem. Equipe de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão Ademir SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Enfermeiro do Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria -RS, Brasil.

Marlene Gomes TERRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS

Enfermeira, Doutora, Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cuidado a Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS), Santa Maria – RS, Brasil.

Mariam Oliveira GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Enfermeira. Especialista, Modalidade Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva – Escola de Saúde Pública (ESP/RS).Enfermeira do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – Porto Alegre/RS.

Valquíria Toledo SOUTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS), Santa Maria – RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-10-14

Como Citar

SILVA, A. A., TERRA, M. G., GONÇALVES, M. O., & SOUTO, V. T. (2015). O CUIDADO DE SI ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(4), 345–352. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/15263

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)