PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM PRÉ-ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE FREI PAULO-SE: UM ESTUDO LONGITUDINAL

Autores

  • Isabella Fontes de Santana LINS Universidade Federal de Sergipe
  • Laís Lima de OLIVEIRA Universidade Federal de Sergipe
  • Gêniton Santos LIMA Secretaria Municipal de Saúde
  • Tauanny Aragão de MOURA Universidade Federal de São Paulo
  • Diego Moura TANAJURA Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n2.35641

Resumo

Objetivos: Avaliar o perfil antropométrico de pré-escolares de quatro a seis anos da Escola Municipal Juvina Moreira, em Frei Paulo-SE. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo longitudinal que acompanhou 42 crianças durante seis meses, no qual foram realizadas duas coletas de dados antropométricos. Os dados de peso e altura foram avaliados segundo os percentis propostos pela Organização Mundial da Saúde para o Índice de Massa Corporal. Os pontos de corte utilizados foram: percentil menor que três para déficit de peso; percentil entre três e 85 para eutróficos; e percentil ≥ 85 para risco ou excesso de peso. Para análise estatística foi utilizado o programa Graph Pad Prism V.5.0. O teste de Mann Whitney foi usado para comparação entre duas variáveis e o coeficiente de Spearman para correlação entre o índice CA/altura e o escore-Z do IMC. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Das 42 crianças que participaram do estudo, 18 (42,86%) foram do sexo feminino e 24 (57,14%) do sexo masculino. No primeiro semestre, 26,19% dos pré-escolares foram classificados com risco de sobrepeso ou excesso de peso (sobrepeso ou obesidade). No segundo semestre, esse número caiu para 16,67%. A prevalência de circunferência alterada se manteve em 19% nos dois semestres, e foi encontrada uma correlação positiva entre a relação circunferência abdominal por altura e o escore-z do Índice de Massa Corporal. Conclusão: Percebeu-se que as taxas de sobrepeso e obesidade nos pré-escolares de Frei Paulo são relevantes e compatíveis com o encontrado em outras regiões do Brasil. Apesar da redução dessas taxas no segundo semestre, os números evidenciam a necessidade de intervenção nessa população através da educação e promoção da saúde. DESCRITORES Obesidade.Sobrepeso.Criança.Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Fontes de Santana LINS, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Medicina, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Lagarto-Sergipe, Brasil.

Laís Lima de OLIVEIRA, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Lagarto-Sergipe, Brasil.

Gêniton Santos LIMA, Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde, Frei Paulo-Sergipe, Brasil.

Tauanny Aragão de MOURA, Universidade Federal de São Paulo

Médica Especialista em Medicina de Família. Residente em Clínica Médica, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo-São Paulo, Brasil.

Diego Moura TANAJURA, Universidade Federal de Sergipe

Professor Doutor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Lagarto-Sergipe, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

LINS, I. F. de S., OLIVEIRA, L. L. de, LIMA, G. S., MOURA, T. A. de, & TANAJURA, D. M. (2018). PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM PRÉ-ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE FREI PAULO-SE: UM ESTUDO LONGITUDINAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(2), 165–172. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n2.35641

Edição

Seção

Pesquisa