VALIDADE DE UM QUESTIONÁRIO DE COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM ESCOLARES DE 9 A 15 ANOS DE IDADE

Autores

  • Eliane Denise Araújo BACIL UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Priscila Iumi WATANABE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Michael Pereira da SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Edmar Roberto FANTINELLI UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • RODRIGO BOZZA UNIVERSIDADE POSITIVO
  • Wagner de CAMPOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n4.37491

Resumo

Introdução: Existem poucos instrumentos validados para avaliar o comportamento sedentário em crianças e adolescentes brasileiros. Objetivo: Avaliar a validade de um questionário de comportamento sedentário em 117 escolares, de ambos os sexos, de 9 a 15 anos de cinco escolas públicas de Curitiba/Brasil. Métodos: O questionário avaliou o tempo gasto em atividades sedentárias durante uma semana e um final de semana típico. O tempo reportado em atividades sedentárias foi validado contra estimativas de tempo sedentário avaliadas através de acelerômetros Actigraph modelo GT3X. Para análise dos dados, utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman (rho) e o diagrama de dispersão de Bland Altman entre a medida do acelerômetro e a medida do questionário adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: O coeficiente de correlação entre a medida do acelerômetro e a medida do questionário foi de 0,79 (p< 0,00). A validade foi mais elevada nos dias de semana (rho=0,66), em escolares do sexo feminino (rho=0,80) e em escolares mais velhos (rho=0,87). A diferença média entre as duas medidas foi de 148,96 minutos/semana (IC95%: -45,50-343,42) com limites de concordância variando de -1975,02 a 2272,94 minutos/semana. Conclusão: O questionário analisado neste estudo apresentou níveis satisfatórios de validade e concordância podendo ser utilizado para estimar o comportamento sedentário em escolares de 9 a 15 anos. DESCRITORES: Estudantes. Inquéritos e Questionários. Validade Dos Testes. Estilo de Vida Sedentário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Denise Araújo BACIL, UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1999), Especialização em Educação Física na área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Saúde Pública na área de Epidemiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Educação Física, Área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Epidemiologia da Atividade Física, Crescimento e Desenvolvimento e Medidas e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: estilo de Vida, maturação biológica, sobrepeso/obesidade, atividade física e comportamento sedentário em crianças e adolescentes escolares. Atualmente é professora assistente da Universidade Positivo.

Priscila Iumi WATANABE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Educação Física (bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2016). Atua como tutora presencial do curso de graduação em Educação Física do Claretiano Rede de Educação. (Texto informado pelo autor)

Michael Pereira da SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR, Mestre em Educação Física (UFPR), Especialista em Fisiologia do Exercício (UENP - 2008), membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde (CEAFS) , do Physical Activity and Health Promotion Lab (Iowa State University) e do Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde (UNIOESTE). Possui experiência na área de Atividade Física e Saúde com ênfase na saúde da criança e do adolescente, medidas de atividade física, avaliação, prescrição de exercícios físicos e metodologia de pesquisa.

Edmar Roberto FANTINELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2010) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2017).

RODRIGO BOZZA, UNIVERSIDADE POSITIVO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2013). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde para Crianças e Adolescentes. No período de 2012 a 2014 ministrou como professor substituto do Departamento de Educação Física, da Universidade Federal do Paraná, as disciplinas de Esportes Coletivos I (Voleibol); Esportes Coletivos IV (Handebol); Metodologia da Pesquisa; Bioestatística; Estágio C; Desenvolvimento Motor; Seminário de Monografia; Controle e Aprendizagem Motora e Medidas e Avaliação em Educação Física. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD)/CAPES.

Wagner de CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1978-1981); Mestrado e Doutorado (1988-1993) e Estágio Pós-Doutoral (2005) na área do Desenvolvimento Motor e Estudos dos Esportes, realizados na Universidade de Pittsburgh, EUA. Professor titular na Universidade Federal do Paraná, atuando com as disciplinas de Desenvolvimento Motor na Graduação e Metodologia da Pesquisa e Atividade Física e Saúde na Pós-Graduação "Stricto-Sensu". Com foco na infância e adolescência, orienta nas seguintes linhas de pesquisa: atividade física e fatores de risco a saúde; atividade física e comportamentos de risco a saúde; correlatos da atividade física e do comportamento sedentário

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

BACIL, E. D. A., WATANABE, P. I., SILVA, M. P. da, FANTINELLI, E. R., BOZZA, R., & CAMPOS, W. de. (2018). VALIDADE DE UM QUESTIONÁRIO DE COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM ESCOLARES DE 9 A 15 ANOS DE IDADE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(4), 341–348. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n4.37491

Edição

Seção

Pesquisa