Revista Discurso & Imagem Visual em Educação

A Revista Discurso & Imagem Visual em Educação - RDIVE é uma publicação semestral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – GEPEJA, que integra a Linha de Pesquisa Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.


ISSN: 2526-0839


Dr. Erenildo João Carlos - Editor da RDIVE

                                     Lider do GEPEJA

 

Notícias

 

Chamada para o Dossiê: dossiê: imagens visuais e virtuais na educação

 

Esse dossiê tem como escopo analisar as imagens visuais e virtuais na educação, a partir de temas diversos, tais como:   imagem visual na contemporaneidade; o uso de imagens visuais na prática pedagógica escolar; imagens visuais em livros didáticos; gêneros visuais e ensino; leitura de imagens visuais e produção do conhecimento; imagem visual e arte; o discurso sobre a imagem visual; imagens visuais e a educação do olhar; a formação crítica mediada pelas imagens virtuais; ambientes virtuais e imagem virtual: uso na prática pedagógica; a imagem virtual no contexto das práticas pedagógicas;  imagens virtuais mediando aprendizagens; imagem virtual no contexto da cultura visual; linguagem, imagem visual, imagem virtual e educação; imagem virtual e jogos educativos; imagem virtual e ensino; objetos de aprendizagens virtuais; imagens tecnológicas e tics.

Destarte, por meio deste dossiê, convidamos professores, pesquisadores e outros que se dedicam ao tema para ampliarem e intensificarem a discussão sobre a complexidade que envolve as “Imagens visuais e virtuais na educação”.


Coordenadoras:

Doutorandas: Maria Lúcia Gomes da Silva e Maria do Rosário Gomes Germano Maciel - PPGE/UFPB.

Data de submissão: de 01/04 a 31/08/2019.

 
Publicado: 2019-02-20 Mais...
 

Chamada para o Dossiê Educação, Cinema e Fotografia

 

EMENTA: O dossiê reunirá artigos que privilegiem o debate teórico acerca das interfaces entre educação, cinema e fotografia; o cinema e/ou a fotografia como instrumento crítico de educação social; a inserção do cinema e/ou da fotografia na escola e no processo de formação de professores; a experiência pedagógica e estética com o cinema ou com a fotografia nos diversos níveis e modalidades de ensino; e estudos de caso que sinalizem a produção de conhecimento a partir da utilização do cinema e/ou da fotografia em contextos educacionais.

Organizadoras: Dr. Evelyn Fernandes Azevedo  Faheina - UFPB; Doutoranda: Agda Patrícia Pontes de Aquino - PPGE/UFPB

Prazo para recebimento dos artigos: de 25/03 a 25/07/2019.

 
Publicado: 2019-02-19 Mais...
 

Chamada para o Dossiê: O desenho e o humor gráfico na educação

 

Ementa: As possibilidades de uso do desenho na educação e suas contribuições. As especificidades do desenho e a linguagem visual nas estratégias pedagógicas. Abordagens discursivas que realçam o desenho no campo educativo. Os enredos discursivos presentes no desenho como fonte de estudo e de análise. O humor gráfico em suas variáveis, especificidades e potencialidades pedagógicas. O caráter educativo do humor gráfico em suas interfaces em processos de leitura e de escrita. A formação crítica mediada pelo uso do humor gráfico. O desenho, o cotidiano e a construção identitária em espaços formais e não formais da educação. O desenho, as TICs e as demandas da contemporaneidade para a educação no âmbito das múltiplas linguagens e das novas tecnologias.

Prazo: de 10/01/2019 a 31/05/2019.

Organizadores: Doutoranda Raissa Coutinho e Mestra Raquel Alcantara (UFPB)

 
Publicado: 2019-01-08 Mais...
 

Chamadas para o Dossiê Educação Popular e Educação do Campo

 

Dossiê Educação Popular e Educação do Campo como orientação político-pedagógica diante dos desafios na atualidade brasileira

Prazo: de 29/12/2018 a 29/03/2019. 

Prorrogado até o dia 20/04.

Organizadores: 

Dr. Marcos Alcantara (UFPB) e Doutoranda: Maria Melo (UFPB)


 
Publicado: 2018-12-28 Mais...
 
Outras notícias...

v. 3, n. 1 (2018): Discursos, imagens visuais e práticas educativas


Capa da revista